"De Zerbi é superior a Guardiola e vai ser o melhor treinador dos próximos 30 anos"
Palavras de Kevin-Prince Boateng, antigo médio que coincidiu com o atual treinador do Brighton na temporada 2018/19, quando treinava a Sassuolo
Corpo do artigo
Kevin-Prince Boateng, antigo médio e internacional ganês, desfez-se esta terça-feira em elogios a Roberto De Zerbi, treinador que orienta o Brighton, da Premier League, e com quem coincidiu na época 2018/19, nos italianos da Sassuolo.
Apesar de ter sido orientado por De Zerbi durante apenas seis meses, Boateng não teve dúvidas em colocar o técnico italiano, de 44 anos, num patamar acima de Pep Guardiola, prevendo ainda que seja o melhor treinador do mundo nas próximas décadas.
“Se eu tivesse tido De Zerbi há 10/12 anos, o futebol teria sido diferente. Penso que ele vai ser o melhor treinador dos próximos 20 a 30 anos. Ele conseguiu melhorar todos os jogadores com quem trabalhou, do guarda-redes suplentes ao avançado. Eu trabalhei com ele quando tinha 32 anos e senti-me mais forte do que nunca. De Zerbi faz-te sentir mesmo envolvido, ele soube como mimar-me quando precisava e como motivar-me quando era preciso. Ele preocupa-se realmente com o aspeto humano da gestão e isso é fundamental", salientou, em declarações à TV Play.
“Se De Zerbi é melhor do que Guardiola? Eu digo que sim”, rematou Boateng, que nunca coincidiu com o timoneiro do Manchester City, tendo sido treinado por nomes como Jurgen Klopp, Massimiliano Allegri ou Ernesto Valverde enquanto jogador.
De Zerbi iniciou a carreira de treinador nas divisões inferiores de Itália, tendo chegado à Serie A ao serviço do Benevento, em 2017/18. Na temporada seguinte mudou-se para a Sassuolo, onde cumpriu três épocas antes de comandar os ucranianos do Shakhtar Donetsk durante um ano.
Em 2022, o técnico deu entrada na Premier League pela porta do Brighton e levou o clube ao sexto lugar do campeonato, garantindo uma qualificação inédita para a Liga Europa.
Já na presente temporada, a equipa ocupa a oitava posição da Liga inglesa à 12.ª jornada, com 19 pontos, estando a seis dos lugares europeus.