Liverpool eliminou o Dortmund de forma espetacular. Sevilha, Villarreal e Shakhtar também em frente na Liga Europa.
Corpo do artigo
Em Anfield Road, o Liverpool protagonizou uma das maiores recuperações da história da Liga Europa, ao bater o Borússia Dortmund, por 4-3, após ter estado a perder por 3-1.
Depois do empate (1-1) na primeira mão, os germânicos colocaram-se cedo com uma confortável vantagem na eliminatória, graças a golos do arménio Mkhitaryan e do gabonês Aubameyang, aos cinco e nove minutos, mas, no arranque da segunda parte, o belga Origi reduziu a diferença.
Contudo, Reus, aos 57 minutos, fez o terceiro do Dortmund e parecia ter sentenciado a eliminatória, mas o Liverpool fez uma meia hora inesquecível e manteve-se em prova.
O brasileiro Coutinho, aos 66 minutos, o francês Sakho, aos 78, e o croata Lovren, aos 90+1, foram os heróis da formação comandada pelo alemão Jurgen Klopp, que eliminou a sua antiga equipa. "É difícil de explicar", atirou o treinador do Liverpool no final do encontro.
Na Andaluzia, o Sevilha, vencedor das duas últimas edições da competição, deixou-se empatar na eliminatória pelo Athletic Bilbau, mas acabou por garantir o apuramento nas grandes penalidades, com o francês Gameiro a marcar o penálti decisivo.
Os bascos fizeram o mais difícil, que foi recuperar do 2-1 sofrido há uma semana em casa e fizeram igual resultado, com golos de Aduriz e Raúl Garcia, aos 57 e 80 minutos. Pelo meio, Gameiro marcou para a formação da casa, aos 59.
Depois do triunfo por 2-1 em Espanha, o Villarreal voltou a bater o Sparta de Praga, desta vez por 4-2, com destaque para mais dois golos do congolês Bakambu, que já tinha bisado no jogo da primeira mão.
Aos 50 minutos, os espanhóis já venciam por 4-0 (Castillejo e Lafata na própria baliza), mas acabaram por permitir dois golos dos checos até final (Dockal e Krejci, aos 65 e 71 minutos).
O sorteio das meias-finais da Liga Europa está agendado para sexta-feira. O Braga, refira-se, não marcará presença, depois de ter sido eliminado pelo Shakhtar Donetsk.