Ruud Gullit não poupou nas críticas às exibições do médio ao longo do último ano, tanto no Barcelona como na seleção neerlandesa
Corpo do artigo
A dez dias do arranque do Euro’2024, uma das figuras da seleção dos Países Baixos foi alvo de grandes críticas por parte de uma lenda daquele país, Ruud Gullit, que venceu o Europeu de 1988.
Essa figura foi Frenkie de Jong, com Gullit a arrasar as exibições que o médio neerlandês, de 27 anos, tem apresentado tanto no Barcelona como na seleção desde o Mundial’2022.
“De Jong está a jogar mal, não está à altura do nível que tem. Se virem De Jong no último Mundial, parecia um fantasma. Deve fazer algo quanto ao assunto”, começou por apontar, em direto para o canal “Ziggo Sport TV”, antes de deixar um conselho ao compatriota.
“Vou dizer algo a Frenkie. Eu comecei no Feyenoord como extremo direto, mas depois [Johan] Cruyff disse-me: ‘Ruud, tens que melhorar os teus colegas’. Nunca o entendi, mas sabes porque é que me disse aquilo? Porque quando melhoras os teus colegas, jogas sempre bem”, apontou.
Os Países Baixos vão defrontar o Canadá (quinta-feira) e a Islândia (dia 10) antes de iniciarem a sua participação no Euro’2024, onde vão enfrentar a Polónia, França e Áustria na fase de grupos.