Darwin é o melhor avançado da Premier League, segundo estudo de empresa de estatística
Uruguaio distinguido na Premier League por uma empresa especializada em estatística, que cruzou vários itens de desempenho para escolher o vencedor. Foram 12 as ações que contaram para a elaboração de uma lista que na segunda posição tem Ollie Watkins. Entre elas contavam-se dribles ou ocasiões criadas, por exemplo.
Corpo do artigo
O melhor avançado da atualidade na Premier League é Darwin Nuñez, o uruguaio que o Liverpool contratou ao Benfica em 2022. A distinção é atribuída pela Opta, empresa especializada em dados estatísticos no desporto, e foi baseada no cruzamento de vários itens relativos ao desempenho de todos os avançados da Premier nos jogos a contar para as várias competições (liga, taças, supertaça e provas europeias).
Foram 12 os itens que contaram para este ranking: golos marcados, assistências, golos esperados (xG), assistências esperadas, grandes ocasiões criadas, dribles bem sucedidos, posses de bola ganhas na defesa, remates, remates enquadrados, precisão dos remates, percentagem de remates transformados em golos e toques na grande área contrária.
O uruguaio do Liverpool venceu com um total de 78 por cento, ele que esta época, apesar de ter sido criticado na fase inicial, entrou nos eixos nos últimos meses, somando já um total de 17 golos apontados em todas as competições ao serviço dos reds, dez dos quais na Premier League. Quanto a assistências, soma 14, pelo que no total participou diretamente em 31 dos 120 golos da equipa esta época.
Haaland tem muito mais golos (29) do que Darwin, mas não entra sequer nos cinco primeiros da lista, uma vez que tem desempenhos mais baixos nos outros dos 12 itens que contavam para esta eleição.
Na segunda posição ficou Ollie Watkins, avançado do Aston Villa com 76 por cento (22 golos apontados e dez assistências), seguindo-se o dinamarquês Rasmus Hojlund com 75 por cento. Em época de estreia na liga inglesa, este avançado de 21 anos demorou a adaptar-se, mas nas últimas jornadas realizadas tem estado verdadeiramente imparável, com sete golos marcados em seis jogos e ainda duas assistências.
A fechar o top-5 posicionaram-se dois brasileiros: Rodrigo Muniz (71 por cento), que tem sido uma das grandes surpresas da época em Inglaterra, às ordens de Marco Silva no Fulham, e Richarlison, homem que habitualmente joga na posição mais adiantada do Tottenham (69).
Aquando da sua passagem pelo futebol português, Darwin ganhou o prémio de melhor jogador do campeonato em 2021/22, distinção atribuída pela Liga Portugal, após uma temporada com 34 golos e quatro assistências. Na atual dificilmente pode atingir os mesmos números, mas já superou os registos da época passada, quando apontou 15 golos pelo Liverpool.
Falhou seleções, mas já está apto
Darwin Nuñez falhou, devido a lesão, os dois jogos do Uruguai nesta última pausa para seleções. O avançado do Liverpool tinha sentido um desconforto num tendão de uma coxa na sequência dos 120 minutos que disputou frente ao Manchester United para a Taça de Inglaterra, mas logo na altura, apesar do impedimento para a seleção, foi dito que não era grave. Ontem, o treinador dos reds, Jurgen Klopp, tranquilizou de vez os adeptos, garantindo que o ponta-de-lança está apto para participar na receção de domingo ao Brighton.