Mesmo não cumprindo as regras do fair-play financeiro da liga espanhola, o Barcelona pode inscrever e utilizar Dani Olmo e Pau Víctor até ao fim da temporada
Corpo do artigo
A guerra entre o Barcelona e a LaLiga conheceu hoje desenvolvimentos, com o Conselho Superior do Desporto (CSD) a dar razão ao Barcelona e a autorizar que os catalães inscrevam e utilizem Dani Olmo e Pau Víctor, o que já gerou uma reação enérgica da LaLiga.
Recorde-se que o Barcelona só pôde inscrever Dani Olmo e Pau Víctor, no início da época, graças a uma licença provisória até 31 de dezembro de 2024, beneficiando da lesão de Christensen. Graças à baixa do colega de equipa, foi permitido ao Barcelona aumentar o limite salarial, que de outra forma, o clube catalão não cumpriria.
A LaLiga considerou irregular a apresentação das receitas extra dos catalães de vendas de tribunas VIP do estádio e negou a manutenção da inscrição dos dois jogadores no início deste ano, mas os catalães fizeram-no na mesma graças a uma providência cautelar do CSD, que expirava amanhã. Esta quinta-feira, um dia antes do fim do prazo, o CSD emitiu uma decisão final, dando razão ao Barcelona e permitindo que os jogadores permaneçam inscritos até ao fim da época. A queixa do Barcelona junto do CSD não se prendia com o fair-play financeiro, e sim com uma alegada violação do direito ao trabalho dos dois atacantes. A decisão do CSD visa também a federação espanhola por não emitir à LaLiga a licença federativa dos jogadores e nela afirma-se que o CSD não se intromete nas questões do fair-play financeiro.
"As medidas foram adotadas sem respeitar os requisitos legais e as garantias processuais, afetando assim a integridade da competição. A recusa do visto prévio para a renovação das licenças ou para a sua nova inscrição é um ato resultante da aplicação automática das regras relativas ao registo dos jogadores. A LaLiga reitera o seu compromisso com a legalidade, a lealdade competitiva e a aplicação objetiva dos regulamentos sobre o controlo económico e o registo de jogadores e, por conseguinte, a LaLiga, não considerando a referida resolução conforme à lei, irá recorrer imediatamente da mesma", comunicou a La Liga.
O Barcelona fintou uma bala no presente, mas tem de ultrapassar os problemas de fair-play para, no próximo mercado de transferências, poder contratar e inscrever reforços.