Croácia à espera de milagre: o que é preciso acontecer para passar aos "oitavos"
Há quatro cenários que precisam de acontecer para que a seleção croata seja uma das melhores terceiras colocadas e avance para os oitavos de final do Euro'2024
Corpo do artigo
A Croácia foi esta segunda-feira do céu ao inferno, tendo visto um golo de Mattia Zaccagni, aos 90+8’, evitar a sua qualificação direta para os oitavos de final do Euro’2024, com a Itália a ter garantido o segundo posto do Grupo B, atirando os croatas para terceiro, com apenas dois pontos e uma diferença de golos de 3-6.
Tendo em conta estes números, a passagem da Croácia à próxima fase do Europeu apresenta-se como altamente improvável, sendo quatro os cenários que precisam de acontecer para que a equipa liderada por Zlatko Dalic celebre uma qualificação “milagrosa”.
Desde logo, os croatas precisam que a Inglaterra vença a Eslovénia, atual terceira classificada do Grupo C, por uma diferença de pelo menos três golos, dando-lhes vantagem sobre os eslovenos nesse capítulo.
Para além disso, é ainda necessário que a Dinamarca vença a Sérvia (que ficaria em último nesse grupo), e que a Turquia e Portugal derrotem, respetivamente, a Chéquia e a Geórgia no Grupo F, o que deixaria os georgianos em último e os checos em terceiro, com apenas um ponto.
A confirmarem-se todos estes cenários, a Croácia garantirá a última vaga pertencente aos melhores terceiros classificados da fase de grupos do Europeu, com a Eslovénia e a Chéquia a ficarem pelo caminho.