Cristiano Ronaldo: "Pepe? A longevidade é sobre mentalidade, não é o corpo"
Declarações de Cristiano Ronaldo em conversa com o seu antigo colega no Manchester United, Rio Ferdinand, em direto para o seu canal de Youtube "UR Cristiano"
Corpo do artigo
Pepe: “A longevidade é uma questão de mentalidade, não é o corpo. O corpo tem memória, se o tratares bem durante 10/15 anos, ele respeita-te. É a mente, se queres continuar a jogar mais quatro ou cinco anos... se vires ténis, Fórmula 1, futebol, é perto do final dos 30 ou nos 40 que começas a perder testosterona e eu e o Pepe somos bons exemplos, porque nos tratamos bem. Ele é muito profissional”.
Como se mentaliza no final de cada época para começar tudo de novo? “Para mim só há uma palava: entusiasmo. Se não tiveres isso.. Eu no outro dia estava a falar com a minha mãe sobre o Europeu e é o entusiasmo que me motiva. É isso que me motiva a continuar a marcar golos na minha idade”.
Toni Kroos decidiu retirar-se “cedo”, aos 34 anos: “É a forma como ele vê o futebol e a vida. Não sabemos o que se passa na sua vida fora do futebol e temos de respeitar. Agora vemos cada vez mais longevidade, mas nem todos somos iguais. Eu respeito-o porque ele é uma pessoa que diz que faz algo e faz, e se me perguntarem se ele podia jogar mais um tempo, sim, mas pode haver outras questões fora do futebol”.