
Manchester United de José Mourinho é o clube com mais impacto no gigante asiático. A liga mais popular é a da Alemanha, que fez um esforço para ter emissões em directo nas plataformas chinesas e já tem retorno dessa aposta.
O internacional português Cristiano Ronaldo e o Manchester United são as referências futebolísticas mais influentes na China, face ao impacto na internet, segundo indica a agência de comunicação digital Mailman.
O estudo designado "The red card" [o cartão vermelho] analisa a estratégia digital dos principais clubes, equipas e campeonatos europeus num país em que o futebol não é o principal desporto, mas em que ocupa a cada época um interesse maior.
As referências do jogador português e do Manchester United, treinado por José Mourinho, surgem na sequência dos dados no weibo, o equivalente chinês ao twitter, e do Wechat - que também inclui seguidores, análogo ao Whatsapp, entre outras aplicações.
As conclusões foram retiradas de dados recolhidos entre 1 de setembro e 31 de dezembro do último ano, com Cristiano Ronaldo a ser o futebolista "mais importante", seguido de Mesut Ozil, Gareth Bale, Anthony Martial e Wayne Rooney.
Este último, jogador dos red devils, tem gerado muito ruído na China, com os rumores de que poderia ser uma contratação de peso para a liga chinesa, apostada em trazer futebolistas estrangeiros de renome.
Entre os clubes, nos quais o Manchester United é rei, Bayern Munique, Arsenal, Liverpool e Manchester City surgem também com grande nível de influência, mas, no que diz respeito às ligas, a germânica é a quem tem maior impacto digital.
De acordo com o relatório da Mailman, tal deve-se ao facto de a Bundesliga ter feito um esforço para ter emissões em direto nas plataformas chinesas, com o objetivo de aumentar fortemente os seus seguidores.
Na opinião de Andrew Collins, diretor da Mailman, este relatório, que tem a sua sexta edição, vem mostrar "uma mudança de estratégia" dos clubes e ligas, tendo em conta que a China é "uma prioridade número um" fora dos seus mercados internos.
