"Cristiano Ronaldo como melhor marcador do apuramento? Não é o objetivo da equipa"
Roberto Martínez, selecionador de Portugal, fez este sábado a antevisão ao jogo com a Islândia, o último da fase de apuramento para o Euro'2024. A partida está agendada para as 19h45 de domingo, no Estádio de Alvalade.
Corpo do artigo
Ajudar Cristiano Ronaldo a ser o melhor marcador do apuramento é objetivo? "O futebol é um desporto coletivo. As conquistas pessoais chegam como consequência do bom jogo da equipa. Tentar uma conquista individual não ajuda a ganhar jogos. Temos de tentar ganhar o jogo, ser uma equipa bem estruturada e com ideias claras. E depois, gostaríamos de ver um jogador nosso a ser o melhor marcador. Mas não é um objetivo. É jogar bem, marcar golos, não sofrer. E esperamos que os jogadores tenham as recompensas."
No estágio de março vai querer fazer jogos com seleções mais fortes? "Os jogos particulares não dão uma leitura real do adversário. Os jogos de março serão para preparar a nossa equipa para o Europeu. Não acho que ajude a crescer jogarmos com seleções de mais nome. Em março o estágio será muito importante, porque os jogadores estão em situações complicadas nos clubes, porque nós utilizámos mais de 30 jogadores e precisamos de dar uma lista de 23. O objetivo número um é dar clareza sobre os jogadores que vão estar na lista final para o Europeu."
Portugal pode vencer o Europeu? "Na fase de apuramento temos de ter consistência, ser uma equipa ganhadora. E fizemos isso. Depois, é chegar ao torneio e poder mostrar tudo o que temos. Temos qualidade individual, mas precisamos de continuar a crescer, passo a passo. Queremos fechar o apuramento da melhor maneira possível. E no futebol é importante celebrar. Os adeptos merecem ter um jogo para criar uma boa memória."