Antigo jogador de Benfica e FC Porto está de saída do clube italiano, onde chegou em janeiro. Grémio deve ser o destino
Corpo do artigo
O avançado uruguaio Cristian Rodríguez está de saída do Parma. O jogador chegou em janeiro a Itália emprestado pelo Atlético de Madrid, mas o caos financeiro do clube - não paga salários desde o início da época - levou o jogador a tomar uma atitude.
"Chegou a hora de dizer adeus. Não posso dizer muitas coisas porque estive pouco tempo no Parma, mas ontem, no último jogo, os adeptos levantaram-se para me aplaudir e fiquei sensibilizado por isso. Fui muito bem recebido nesta cidade de boa gente e neste clube encontrei pessoas excelentes que não merecem o que está a acontecer. Boa sorte ao Parma e toda a força para que toda esta situação se resolva", afirmou o atleta, em declarações ao portal Parmafanzine.it.
No Brasil apontam Cristian Rodríguez como reforço do Grémio. Scolari terá mesmo contactado por telefone o "Cebola" para lhe garantir que será "um jogador fundamental" na equipa de Porto Alegre. Refira-se que, apesar do artigo 5.3 do regulamento de transferências de jogadores da FIFA indicar que um jogador só pode representar um máximo de dois clubes em jogos oficiais no período compreendido entre 1 de julho e 30 de junho do ano seguinte e Rodríguez ter alinhado pelo Atlético de Madrid e pelo Parma neste período, o internacional uruguaio poderá ser inscrito e jogar pelo Grémio. Isto porque a FIFA fez, posteriormente, uma adenda a este mesmo artigo para casos excecionais. Assim, um jogador passa a ser autorizado a representar um terceiro clube nesse período de um ano se se transferir para o campeonato de uma associação de futebol cujo calendário desportivo seja diferente. É o caso do Brasil cuja época não se iniciou no verão [como sucede na Europa] mas apenas este ano no inverno.
Recorde-se que Rodríguez representou o Benfica em 2008 e o FC Porto entre 2008 e 2012.