Crianças de Cabo Verde impedidas de participar em torneio de futebol em Barcelos
Os vistos foram recusados a atletas da equipa de sub-11 da EFAT.
Corpo do artigo
A Associação Escola de Futebol de Achada Grande Trás (EFAT), de Cabo Verde, está indignada pela recusa dos vistos para que as crianças da equipa de sub-11 participem no Torneio Internacional de Futebol Barcelos Cup.
Edmilson Garcia, presidente da direção, afirma que esta decisão de recusar a entrada em Portugal de 11 jovens jogadores e quatro adultos não tem fundamento e promete que vai recorrer.
O Centro Comum de Vistos (CCV), entidade que emite as autorizações em Cabo Verde, justifica que "subsistem dúvidas razoáveis quanto à intenção do requerente de sair do território dos Estados-membros antes de caducar o visto".
Os jovens atletas iriam participar no torneio depois de terem recebido um convite da Câmara Municipal de Barcelos, sendo que a autarquia garantiria o alojamento, a alimentação e o transporte durante o evento.
Segundo informações do jornal cabo-verdiano A Nação, a equipa já gastou cerca de 1 500 contos – o equivalente a 13 600 euros, sensivelmente – para preparar a viagem e na obtenção de vistos.
"O grupo já tem todas as despesas pagas, a destacar passagens aéreas e equipamentos de jogo e de passeio, na certeza de que nunca se iria recusar o visto tendo todos os processos em conformidade e por termos sido convidados por uma entidade como a Câmara Municipal de Barcelos que, por sua vez, também já tem todas as despesas assumidas como alojamento, alimentação e transporte. A EFAT é uma organização bastante credível junto da comunidade, da sociedade e de todas as instituições cabo-verdianas pela forma criteriosa, rigorosa e transparente como tem trabalhado ao longo destes 12 anos da sua fundação", revelou Edmilson Garcia, em conferência de imprensa.
"A Câmara Municipal espera que a situação se resolva de forma a que a equipa de sub-11 da Associação Escola de Futebol de Achada Grande Trás possa vir a participar no Torneio Barcelos Cup", reagiu a autarquia de Barcelos em declarações a O JOGO.
O Torneio Internacional de Futebol Barcelos Cup 2024 realiza-se nos próximos dias 15 e 16, no Complexo Desportivo de Galegos Santa Maria, sendo que a Escola de Futebol de Achada Grande Trás seria a única representante de Cabo Verde e de África.