Covid-19 desfalca vários clubes das cinco grandes ligas. Confira os números
Todas as chamadas cinco grandes ligas têm casos a registar nos principais candidatos ao título
Corpo do artigo
O regresso dos campeonatos após a paragem para jogos de seleções terá lugar este fim de semana com várias baixas, devido à covid-19, nos clubes de topo das principais ligas europeias.
Em Inglaterra, por exemplo, Mohamed Salah foi um dos últimos a ter conhecimento de que não poderá representar o Liverpool na próxima ronda. O egípcio soube que estava infetado já quando estava ao serviço da seleção do Egito. Quatro dias depois do primeiro teste, voltou a ter resultado positivo, pelo que fica de fora dez dias, pelo menos. Não defronta o Leicester, mas também a Atalanta para a Champions e na ronda seguinte da prova interna, fica de fora contra o Brighton.
O Arsenal é a equipa inglesa mais fustigada, uma vez que, por esta razão, não poderá utilizar Elneny e Kolasinac, enquanto Willian está dependente de testes a realizar entretanto. O Tottenham não terá Doherty enquanto, em sentido contrário, o Manchester United já poderá utilizar Alex Telles, recuperado da doença.
Na Premier League, aliás, foram realizados 1200 testes entre os dias 9 e 15 de novembro, com a descoberta de 16 casos positivos. Os nomes dos jogadores em causa, no entanto, não foram divulgados.
Em Espanha joga-se um clássico entre o Atlético Madrid e o Barcelona. Esta última equipa não tem casos de coronavirus a registar, enquanto os colchoneros têm um dos melhores jogadores de baixa: trata-se de Luis Suárez, que assim deixa "órfão" o português João Félix na frente de ataque. O uruguaio Torreira também fica de fora pelas mesmas razões.
O Real Madrid tem Casemiro o.k., depois de um teste inconclusivo, enquanto Eden Hazard e Militão tinham positivado, mas já esta quinta-feira tiveram testes negativos e como tal podem jogar em Villarreal.
A líder Real Sociedad não está afetada de momento, enquanto o Sevilha teve na quarta-feira a notícia do teste positivo de Carlos Fernández.
Na Bundesliga, Bayern Munique, Dortmund e RB Leipzig não têm publicamente casos a registar. O Hoffenheim é a equipa mais afetada, com oito elementos atingidos pela infeção. O Borússia Moenchengladbach tinha um jogador infetado, mas não foi divulgado o seu nome.
Já em França, o português André Villas-Boas foi um dos mais prejudicados com esta situação, uma vez que o seu Marselha viu adiado o jogo deste fim de semana a realizar frente ao Nice. Os marselheses já foram na primeira fase da doença bastante atingidos, mas desta vez não é esse o caso. O Nice é que está a passar por um forte surto, com vários jogadores (e não só) infetados, o que levou as autoridades sanitárias a adiarem o encontro.
No Mónaco, Ben Yedder não defronta o PSG, que não tem casos de momento.
Quanto a Itália, Paulo Fonseca não pode contar com Dzeko, enquanto o Inter é uma das equipas mais prejudicadas, com Brozovic e Kolarov de fora nesta ronda. O Inter de Milão está sem o treinador Pioli e seu principal adjunto, pelo que a equipa deve ser orientada pelo histórico Cesare Maldini.
COVID-19: PANORAMA GERAL NO FUTEBOL EUROPEU DE TOPO (em atualização)
ESPANHA
Real Madrid - Eden Hazard e Militão estavam positivos, mas deram negativo hoje e podem jogar em Villarreal
At. Madrid - Luis Suárez e Torreira de fora com testes positivos
Sevilha - Carlos Fernández detetado ontem
INGLATERRA
Liverpool - Salah detetado, não joga com o Leicester
Tottenham - Doherty infetado não defronta M. City
Man. United - Alex Telles deve voltar, já está negativo
Arsenal - Elneny e Kolasinac positivos, Willian dependente dos testes
Wolverhampton- Conor Coady em isolamento
West Ham- Yarmolenko positivo
West Bromwich- Callum Robinson positivo. Ivanovic e Matheus Pereira devem regressar
Crystal Palace- Luka Milivojevic
Chelsea- Kai havertz teve, mas já deve regressar ao ativo
ITÁLIA
Inter - Kolarov e Brozovic têm covid-19 e devem ficar de fora. Padelli também.
Milan - Treinador Pioli e adjunto (Murelli) de fora, Maldini orienta a equipa, treino de ontem cancelado
Roma - Dzeko positivo deve falhar Parma, mas ainda vai fazer testes. Kumbulla, Fázio, Boer, Santón e Pellegrini também devem falhar por causa da covid-19
Atalanta- Malinovski
Crotone- Molina
lázio- Immobile e Milinkovic-Savic em risco
Napoli- Hysaj
Sassuolo- Ricci
Torino- Giampaolo
Verona-Lazovic
Cagliari - Godín
FRANÇA
Marselha - Jogo com o Nice adiado por causa de 10 casos no Nice
Mónaco - Ben Yedder não defronta PSG
Outros - Nancy-Troyes adiado na II Liga
ALEMANHA
Hoffenheim - Sete infetados, tenta adiar jogo com o Estugarda
Borússia M'Gladbach - Pléa fica de fora
RB Leipzig- Hwang Hee-Chan
Eintracht Frankfurt- Amin Younes não defronta o RB Leipzig no sábado