Corrida ao Europeu: nas contas de todos os grupos há quem espere um milagre
Fique a par de todas as contas nos diferentes grupos de apuramento para o Europeu de 2020.
Corpo do artigo
No Grupo B de apuramento para o Euro"2020, a Ucrânia já garantiu o primeiro lugar e a seleção portuguesa, campeã continental em 2016, espera garantir o segundo posto e o apuramento na dupla jornada que falta disputar. Com mais um ponto que a Sérvia, a equipa de Fernando Santos tem qualificação garantida com duas vitórias, sobre a Lituânia (quinta-feira, no Algarve) e Luxemburgo (domingo, fora).
Há, contudo, a possibilidade de uma festa antecipada para Portugal, mas só com um deslize dos sérvios na receção ao Luxemburgo, sendo que, em caso de igualdade pontual, a vantagem será sempre lusa. Refira-se que, no caso de Portugal terminar em terceiro lugar o grupo, será sempre repescada para os play-offs, uma vez que venceu o seu grupo da Liga A da Liga das Nações.
GRUPO A
A Inglaterra pode festejar o apuramento com um empate caseiro frente a Montenegro ou até perdendo, desde que a República Checa vença na receção ao Kosovo, um resultado que vale também o apuramento aos checos. Já o Kosovo poderá ter a necessidade de vencer os checos e os ingleses.
GRUPO C
A Irlanda do Norte está obrigada a vencer a Holanda, sábado, em Belfast, caso contrário já não pode ultrapassar os holandeses e provavelmente a Alemanha, que recebe a Bielorrússia, antes da receção aos norte-irlandeses.
GRUPO D
A Suíça tem tudo a seu favor: recebe Geórgia e Gibraltar e fica apurada se ganhar os dois jogos. Pode até só ter de vencer um se a Irlanda não ganhar na receção à Dinamarca, dia 18. Os escandinavos defrontam Gibraltar e vão a Dublin com um empate a bastar-lhes.
GRUPO E
A Croácia necessita de um empate caseiro contra a Eslováquia, sábado, para selar o apuramento. Já o rival só o tem garantido se vencer esse jogo e o seguinte, contra o Azerbaijão. A Hungria vai ao País de Gales na terça-feira e até a vitória pode não lhe chegar. Mas desde que a Eslováquia não vença na Croácia, terá sempre o apuramento nas mãos. O mesmo pode suceder com os galeses, desde que vençam o Azerbaijão e os eslovacos percam na Croácia.
11513283
GRUPO F
Sobra uma vaga a disputar por Suécia, Roménia e Noruega, mas a última precisa de uma combinação improvável de resultados mesmo que ganhe as partidas contra Ilhas Faroé e Malta. Só os suecos podem garantir sexta-feira o apuramento, tendo de ganhar na Roménia. Outro resultado adia tudo para a derradeira jornada.
GRUPO G
A Áustria é a equipa mais bem colocada para se juntar à Polónia, bastando-lhe empatar, sábado, em casa com a Macedónia do Norte. Mesmo que perca, o conjunto austríaco dependerá só de si na deslocação seguinte, à Letónia, para se qualificar. Macedónia do Norte, Eslovénia e Israel têm ínfimas esperanças.
GRUPO H
França e Turquia podem qualificar-se esta quinta-feira, tendo a Islândia uma palavra a dizer em relação aos turcos. Os franceses só necessitam de um empate caseiro contra a Moldávia, sendo que a divisão pontual também serve os turcos na receção aos islandeses. Mesmo que estes últimos ganhem, na ronda final estarão sempre dependentes de um mau resultado dos turcos em Andorra para os ultrapassar.
GRUPO I
Bélgica e Rússia estão apurados e vão apenas discutir o primeiro lugar.
GRUPO J
Com cinco pontos de vantagem sobre Arménia e Bósnia, a Finlândia pode carimbar o apuramento na receção ao Liechtenstein, sexta-feira, enquanto os rivais precisam de um verdadeiro milagre.