Problema criado devido à negociação dos direitos dos clubes com empresas de videojogos
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A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) negociou este ano os direitos dos clubes participantes na Taça Libertadores com a EA Sports, empresa de videojogos, fabricante do FIFA.
Pois bem, este decisão criou um problema comercial para alguns desses emblemas, entre eles o Flamengo, comandado por Jorge Jesus, pois têm contratos de exclusividade com a empresa concorrente, a Konami, fabricante do Pro Evolution Soccer (PES).
Clubes com contrato de exclusividade com a Konami: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Vasco da Gama e Atlético Mineiro (Brasil), Boca Juniors e River Plate (Argentina), Colo Colo e Universidad de Chile (Chile), Universitario, Alianza Lima, Sporting Cristal e Sport Boys (Peru).
Cinco clubes brasileiros reclamaram mesmo da postura arbitrária da Confederação, que terá feito os emblemas "assinarem regulamentos, regras, direitos e obrigações antes de serem conhecidos, sob a ameaça de impedi-los de participar nas competições para as quais se classificaram validamente".
A CONMEBOL terá acrescentado o seguinte ponto aos regulamentos: "A EA Sports detém os direitos de exploração de videojogos, estando presente a CONMEBOL com seus clubes participantes no FIFA 2020".