Conheça os possíveis adversários do Sporting: um deles traz uma memória cruel

Sporting já foi eliminado pelo Viking na Taça UEFA
Viking ou Aberdeen no caminho dos leões na Liga Europa. Rio Ave Ave poderá ter pela frente ao Besiktas, que dispensa apresentações.
O Sporting, que vai receber Viking ou Aberdeen, é claro favorito a marcar presença no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, enquanto o Rio Ave terá vida difícil na Turquia.
O sorteio da terceira pré-eliminatória, realizado esta terça-feira em Nyon, na Suíça, foi favorável, na teoria, aos leões, que vão poder jogar no Estádio José Alvalade, numa decisão a um só jogo, por causa das restrições impostas devido à pandemia da covid-19.
Caso seja o Viking, o Sporting vai ter pela frente uma equipa que está a lutar para não descer na Noruega (10.º lugar, quatro pontos acima da zona de despromoção) e que tem a terceira pior defesa da prova, com 30 golos sofridos em 16 jornadas.
Contudo, o historial é cruel para o emblema lisboeta, já que em 1999/2000, precisamente contra o Viking, foi eliminado logo na primeira ronda da Taça UEFA com uma pesada derrota em solo norueguês, por 3-0. Os leões tinham ganho a primeira mão, por 1-0.
Por seu lado, o Aberdeen, que nunca se cruzou com o Sporting nas competições europeias, está a fazer um bom arranque do campeonato na Escócia, com três vitórias e uma derrota, esta frente ao Rangers (1-0), que lidera a prova.
O Sporting entra em ação na terceira pré-eliminatória, enquanto o Sporting de Braga já assegurou um lugar na fase de grupos, na qual também estará o Benfica se for eliminado na terceira pré-eliminatória ou no "play-off" da Champions.
Sorte bem diferente neste sorteio teve o Rio Ave, que irá ter de jogar no campo do Besiktas, um dos "grandes" da Turquia, caso consiga vencer fora os bósnios do Borac na segunda pré-eliminatória.
Mesmo a passar por uma crise financeira, o Besiktas continua a ser uma equipa temida na Turquia (foi terceiro classificado no último campeonato) e iniciou a sua campanha europeia nas fases preliminares da Liga dos Campeões, tendo caído para a Liga Europa depois de perder com o PAOK Salónica, de Abel Ferreira, por 3-1.
Quinto colocado da I Liga em 2019/20, o Rio Ave está a disputar pela quarta vez a Liga Europa e procura o segundo apuramento para a fase de grupos, de forma a repetir 2014/15. Em 2016/17, ficou na terceira pré-eliminatória e, em 2018/19, na segunda.
