Conheça melhor Astori: a ascensão e o auge de um líder que deixa saudades
Futebolista internacional italiano Davide Astori, capitão da Fiorentina, foi este domingo encontrado morto no quarto de hotel.
Corpo do artigo
O futebolista internacional italiano Davide Astori, capitão da Fiorentina, foi este domingo encontrado morto no quarto de hotel em que a sua equipa se encontrava em estágio, para um jogo em Udine. "A Fiorentina tem de anunciar com profundo pesar a morte do seu capitão Davide Astori, vítima de uma doença súbita. Face à terrível e delicada situação, e sobretudo por respeito à sua família, pede-se a sensibilidade de todos", anunciou a formação italiana na sua conta do Twitter.
Davide Astori tinha 31 anos e atuava na Fiorentina desde 2015/2016, cumprindo a terceira temporada ao serviço do clube de Florença. Nasceu em San Giovanni Bianco, perto de Bérgamo, e cresceu nos escalões de formação do Milan. Tido com um líder, e o facto de ser capitão diz muito, era um central forte fisicamente, mas também com boa técnica.
9160673
Astori começou por baixo: quando deixou o Milan rumou aos escalões inferiores para se iniciar como sénior, vestindo as camisolas de Pizzighettone e Cremonese. O grande salto surgiu em 2008, quando foi contratado pelo Cagliari, que estava no principal escalão italiano. Foram seis temporadas, 179 jogos e três golos marcados.
Na campanha 2014/15 rumou ao Roma, onde esteve uma época, com 30 jogos feitos e um golo. Seguiu-se a Fiorentina, onde era tido pelos companheiros como um líder com grande caráter.
Foi internacional italiano em 14 ocasiões, tendo apontado um golo no apuramento para o terceiro lugar da Taça das Confederações de 2013. Foi titular no particular com Espanha realizada a 24 de março de 2016, que terminou empatado a um golo e jogado em Udine, precisamente o palco da Udinese-Fiorentina deste domingo, que acabou adiado, à semelhança dos restantes jogos.
Astori deixa uma filha, a pequena Vittoria, de apenas dois anos. Era casado com Francesca Fioretti, uma conhecida modelo.