O Palestino, emblema do Chile, foi fundado em 1920 por imigrantes palestinos e as camisolas t~em mensagens políticas
Corpo do artigo
O modesto emblema chileno Palestino, da capital Santiago de Chile, disparou as vendas de camisolas nos últimos dois anos, desde que o conflito entre Israel e Palestina escalou, em 2023.
As vendas quadriplicaram e aumentaram significativamente no panorama internacional.
O Palestino tem 105 anos de história e um compromisso com a causa palestina, campanhas humanitárias e desenho de camisolas que vão além do desporto. Foi fundado por imigrantes da comunidade palestina no Chile em 1920.
"Cada camisola e cada artigo oficial é concebido como uma extensão da identidade e da história da Palestina e como uma ponte que liga a nossa comunidade no Chile e no mundo. O ponto de inflexão ocorreu em 2014, quando foi apresentada a camisola com o mapa histórico da Palestina, e ganhou ainda mais força após o início do genocídio em Gaza, em outubro de 2023. Sempre incorporamos elementos simbólicos, como a 'kufiya', o mapa ou frases que evocam memória, resistência e orgulho. A ideia é que o design final se associe tanto aos adeptos locais quanto à diáspora no exterior, para que todos se sintam representados", afirmou Nicolás Abusada, diretor comercial do clube, à EFE. Uma das camisolas parece uma melancia, que se tornou símbolo da resistência palestina.
Figuras como Puyol, Roger Waters e o Papa Francisco surgiram com a camisola.
Veja aqui as camisolas do clube.