Fique a par das contas da Seleção Nacional para a última jornada da fase de grupos, esta segunda-feira, frente ao Irão.
Corpo do artigo
Portugal vai entrar na terceira e última jornada da fase de grupos do Mundial'2018 na liderança partilhada do Grupo B. A Seleção Nacional soma quatro pontos, tal como a Espanha. O Irão segue logo atrás, com três pontos, ao passo que Marrocos já disse adeus à hipótese de assegurar um lugar nos oitavos de final - a seleção africana tem zero pontos em dois jogos.
Desta forma, Portugal só precisará do empate para carimbar o apuramento para a fase a eliminar, mas as contas do primeiro lugar podem obrigar a olhar com maior atenção para os critérios de desempate, dado que a equipa das quinas e a "La Roja" somaram exatamente os mesmos resultados nas duas primeiras jornadas. Abaixo, pode conferir os cálculos que a Seleção Nacional e os portugueses terão de fazer à entrada para o jogo com o Irão.
Contas de Portugal:
- Portugal fica automaticamente em primeiro se derrotar o Irão e a Espanha perder ou empatar com Marrocos. Se a Espanha também vencer, aplicam-se os seguintes critérios de desempate: diferença de golos em todos os jogos do grupo; número de golos marcados em todos os jogos do grupo; maior número de pontos obtidos no sistema de pontos disciplinar (cartões amarelos - Portugal tem dois, a Espanha um - e vermelhos); sorteio da FIFA. Uma vez que Portugal e Espanha empataram a três golos, não se aplicam as alíneas de desempate por confronto direto.
- Portugal também assegura a liderança se empatar com o Irão e a Espanha perder com Marrocos. Se a Espanha também empatar, aplicam-se os critérios acima mencionados.
- Portugal fica em segundo se empatar e a Espanha vencer Marrocos. A Seleção Nacional também pode ficar em segundo se perder e a seleção espanhola também perder, aplicando-se novamente os critérios referidos. Contudo, correria o risco de ser eliminada.
- Se perder e a Espanha empatar ou vencer, Portugal diz adeus ao Mundial'2018.