
Gustavo Bom/Global Imagens
Sorteio da Taça das Confederações realiza-se no sábado. Recorde os possíveis adversários.
A seleção portuguesa de futebol pode encontrar na sua estreia na Taça das Confederações, na Rússia, alguns velhos conhecidos, como a Alemanha, e poderá pela primeira vez defrontar seleções como Austrália e Nova Zelândia.
O sorteio de sábado, que vai decorrer em Kazan, poderá colocar Portugal frente aos germânicos, uma das bestas negras do futebol português, mas também com as duas formações da Oceânia, embora os australianos pertençam à confederação asiática.
Em 18 confrontos, a seleção lusa apenas por três vezes conseguiu bater a Alemanha, que vai aparecer na Rússia como o principal favorito à vitória e com o estatuto de campeão mundial. É a única grande competição internacional que ainda foge à mannschaft.
Portugal leva uma série de quatro derrotas consecutivas com os alemães e a última vez que festejou um triunfo foi no Euro2000, por 3-0, num jogo marcado pelo hat trick de Sérgio Conceição.
Mais simpático é o historial com a Rússia, já que em oito jogos Portugal venceu quatro vezes, empatou um e perdeu três. Frente aos russos, a seleção nacional alcançou mesmo um dos resultados mais dilatados frente a equipas de top, quando goleou por 7-1 no Estádio José Alvalade, em 2004, na qualificação para o Mundial2006.
Em duelos com equipas fora do continente europeu, a formação das quinas venceu sempre o México nas duas vezes que encontrou a seleção norte-americana, incluindo no Mundial2006, por 2-1, ainda durante a fase de grupos.
Quanto ao Chile, só em 2011 é que Portugal defrontou pela primeira vez esta seleção sul-americana, num particular realizado em Leiria, que acabou num empate a uma bola e que serviu de preparação para o Euro2012.
Na Taça das Confederações, a seleção nacional poderá registar pela primeira no seu historial confrontos com a Austrália e Nova Zelândia.
O representante do continente africano só vai ficar conhecido a 5 de fevereiro do próximo ano, dia da final da Taça das Nações Africanas.
A Taça das Confederações arranca a 17 de junho do próximo ano e termina a 2 de julho, com a final a ser realizada em São Petersburgo.
