Conquista da Supertaça pôs rossoneri num lote restrito de clubes com meia centena de troféus ou mais. Sérgio Conceição, que curiosamente celebrou o 50.º aniversário no passado mês de novembro, foi o primeiro treinador a dar um troféu ao emblema milanês desde Stefano Pioli, campeão em 2021/22.
Corpo do artigo
É um número redondo e como que simboliza o casamento perfeito que se verifica até ao momento entre Sérgio Conceição e o AC Milan. Com a conquista da Supertaça de Itália, na segunda-feira, garantida com a reviravolta histórica diante do rival Inter de Milão, os rossoneri chegaram aos 50 troféus no seu historial - precisamente o número de primaveras celebradas pelo treinador português no passado dia 15 de novembro.
O gigante milanês entrou assim num restrito lote, composto apenas por mais 28 clubes europeus (entre os quais FC Porto, Benfica e Sporting), numa lista liderada pelos dois “grandes” da Escócia - ver infografia abaixo. Imediatamente antes do Milan, tinha sido o PSG a entrar neste grupo, mercê da conquista da Supertaça francesa diante do Mónaco, no domingo (1-0).
Os rossoneri não festejavam a conquista de um título desde maio de 2022, quando se sagraram campeões italianos pela 19.ª vez, batendo o Sassuolo por 3-0 sob o comando de Stefano Pioli - hoje a orientar o Al Nassr de Cristiano Ronaldo e Otávio. Nas duas épocas que se seguiram, o clube não conseguiu vencer nenhuma competição - sendo até derrotado de forma clara pelo Inter nesta mesma Supertaça (3-0), no que foi a sua última edição com o formato de jogo único -, com Paulo Fonseca a acabar por não ter a possibilidade de o procurar na temporada em vigor.
Este foi também o primeiro troféu ganho pelo AC Milan desde que o clube foi adquirido pela empresa norte-americana RedBird Capital Partners, dirigida pelo bilionário Gerry Cardinale, a 1 de junho de 2022.
Conceição recusou proposta sedutora da seleção da Bélgica
Durante os festejos da conquista da Supertaça de Itália, Sérgio Conceição revelou ter recusado uma proposta de uma seleção por altura em que recebeu o convite do Milan. Ontem, o jornal “Sud Info” revelou que foi a seleção da Bélgica a tentar o técnico, oferecendo-lhe um contrato até ao final do Euro’2028 e um salário que duplicava os valores propostos pelo Milan. Conceição, todavia, escolheu o projeto que considerou desportivamente mais interessante e no qual está a aplicar todos os esforços. O plantel voltou ontem ao trabalho, para preparar a partida de sábado frente ao Cagliari, para a Série A.