Colega de Coates em estado crítico: "Danos cerebrais são praticamente irreversíveis"
Juan Izquierdo caiu inanimado no relvado no São Paulo-Nacional, para a Taça Libertadores, na noite de 22 de agosto
Corpo do artigo
A situação de Juan Izquierdo agravou-se no hospital e o quadro inicial de uma arritmia cardíaca, após cair inanimado durante o São Paulo-Nacional da Taça Libertadores, derivou para um panorama de "danos cerebrais praticamente irreversíveis".
O colega de Coates no Nacional de Montevideu foi hospitalizado em São Paulo após o incidente. Izquierdo está entubado, com respiração assistida e teme-se o pior. "Estivemos com Alejandro Balbi, o presidente do Nacional, desde manhã cedo e ultimamente com a família, a mulher e os pais de Juan e também com os médicos. A situação é muito delicada, praticamente irreversível, e estamos à espera de ver o que vai acontecer nas próximas 48 horas. A situação não é nada animadora e, bem, o Consulado está pronto e disposto a atuar se o desenlace se verificar. A lesão cerebral é o que mais preocupa neste momento. Falámos com os médicos e, no início, era um problema cardíaco, uma arritmia cardíaca, mas depois complicou-se e houve uma progressão e envolvimento do cérebro, é o que diz o relatório médico. E, neste momento, estão a dar-lhe assistência respiratória", afirmou Marta Echarte, Cônsul do Uruguai no Brasil.
O relatório médico divulgado na última madrugada diz que Izquierdo está "dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico."
O futebol uruguaio está, para já, suspenso. Na segunda-feira soube-se que a Juan Izquierdo lhe tinha sido detetada uma pequena arritmia quando tinha 17 anos, há 10 anos.
Entre os vários gestos de jogadores e dirigentes, destacam-se a visita de Diego Lugano, antigo capitão da seleção do Uruguai, ao hospital; assim como o facto de Jonathan Calleri, do São Paulo, ter oferecido à família de Izquierdo um cartão de crédito para ajudar a cobrir os gastos de hospital e outros (proposta recusada pelos dirigentes do Nacional).
Juan Izquierdo, refira-se, acaba de ter o segundo filho há dez dias.
A esposa de Juan Izquierdo entrou nas redes sociais do marido e escreveu uma mensagem a pedir para se rezar por ele: