O líder do campeonato saudita, onde também milita o internacional português Rúben Neves, leva 34 jogos seguidos a vencer, tendo fixado um novo recorde mundial a partir dos 27
Corpo do artigo
Em março, o Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves, fixou um novo recorde mundial de vitórias consecutivas que ainda não terminou, já que o líder do campeonato saudita continua imparável, somando 34 triunfos seguidos até ao momento.
Para trás ficou o registo estabelecido pelos galeses do The New Saints (27), em 2016, mas ainda há quem reclame que o recorde lhe pertence... no Turquemenistão.
Falamos do Arkadag FC, um clube fundado em 2023 pelo ex-presidente do país, Gurbanguly Berdymukhamedov, e que ganhou todos os jogos que disputou desde aí (37), tendo-se sagrado campeão nacional no seu primeiro ano de existência.
Contactado pelo jornal The Guardian, um porta-voz do Guinness tratou de explicar, então, a razão de o recorde não ter sido entregue à formação asiática.
“Existe relativamente pouca informação disponível sobre a Liga do Turquemenistão, menos do que aquela que queremos para o tipo de ações que levamos a cabo na nossa pesquisa para este tipo de recordes. Isto também pode ser indicativo de um nível de governação e competição abaixo do que normalmente procuramos. Perante isto tudo, confirmámos o Al Hilal como o detentor do recorde”, justificou.
É de referir que o Arkadag FC, após ter sido criado pelo antigo líder máximo do Turquemenistão, que entregou a liderança do país ao filho Serdar em 2022, reforçou-se com os melhores jogadores locais, tendo beneficiado inclusive de uma extensão do mercado de transferências para esse efeito.