Claque Garra Blanca pe as ruas a arder e clama vingança contra a polícia chilena, que responsabiliza pela morte de Mylan (13 anos) e Martina (18 anos)
Corpo do artigo
A claque do Colo-Colo, Garra Blanca, fez várias publicações nas redes sociais a exigir justiça perante a morte de dois adeptos nas imediações do estádio antes do jogo com o Fortaleza, para a Libertadores, com algumas ameaças e um pedido à população para que "ardam as ruas". "Vingança", escreveram, numa imagem em que se vê uma tarja a dizer "os polícias mataram-nos" e o símbolo da polícia chilena (carabineros) ao contrário.
"Convidamos toda a população colocolina a participar numa vigília e manifestação em todas as ruas do país, pelos jovens Mylan (13 anos) e Martina (18 anos), covardemente assassinados pela instituição mais nefasta deste país. Que ardam as ruas, a morte não pode vencer. Pela vida dos nossos filhos e de todos aqueles que levam o Mapuche no peito COM ÓDIO E VINGANÇA, A GARRA BRANCA AVANÇA! Uma tragédia que poderia ter sido evitada. A CONMEBOL permanece em silêncio. Sem luto, sem respeito, sem urgência. Como se duas vidas não fossem suficientes para parar o espetáculo, mas para nós, sim. Porque não se pode festejar quando o futebol está manchado de sangue. Exigimos justiça. Exigimos memória. Que os seus nomes não sejam esquecidos. E que não volte a acontecer. Não permitiremos que o espetáculo encubra a gravidade deste acontecimento, DOIS MENORES ASSASSINADOS por estes agentes fardados. Eles desrespeitaram totalmente os protocolos, se é que têm algum", escreveu a claque Garra Blanca, em várias publicações.
Segundo relatos, está a ser investigada a morte dos dois jovens, que estariam num grupo de cerca de 100 adeptos que tentaram forçar a entrada no estádio. A intervenção polícia terá levado ao seu atropelamento por veículos blindados que lançam gás lacrimogéneo, dizem umas versões, outras que derrubaram uma publicidade que lhes caiu em cima. Os factos ainda estão em investigação para apurar responsabilidades.
Depois, já durante o jogo, uma invasão de campo levou à suspensão do jogo, na segunda parte.
Os jogadores do Fortaleza já reagiram aos incidentes.