O empatar 1-1 em casa do Swansea, os citizens garantiram a última posição de acesso à Champions, via play-off. Já os gunners golearam (4-0) o Aston Villa e aproveitaram o desaire (5-1) do Tottenham em Newcastle para ultrapassarem o rival
Corpo do artigo
A última jornada da Premier League, este ano conquistada de forma surpreendente pelo Leicester, realizou-se ontem [à exceção do jogo Manchester United-Bournemouth, adiado depois de encontrada uma embalagem suspeita nas bancadas e que já foi detonada pela polícia] e permitiu ao Manchester City garantir o quarto lugar, que pode valer o acesso à Champions via play-off.
Para ficarem a salvo de uma ultrapassagem por parte do rival United, os citizens precisavam de pelo menos um ponto [já que tem uma vantagem na diferença de golos inalcansável] e foi isso mesmo que trouxeram de Swansea, onde empataram 1-1. Iheanacho adiantou a equipa de Pellegrini -- e que será treinada por Guardiola na próxima próxima época -- aos 5. Mas André Ayew empatou aos 45'+1'. Com 66 pontos, mais três que Southampton e Manchester United, o City ficou, portanto a salvo.
Embora sem influência na qualificação para a Champions, a última jornada permitiu Arsenal ultrapassar o Tottenham e sagrar-se vice-campeão. Os gunners receberam e venceram o Aston Villa por 4-0, com Giroud em destaque ao apontar um hat trick. Já o Tottenham, que partia para esta jornada com dois pontos de vantagem, saiu goleado da deslocação ao terreno do já despromovido Newcastle: 5-1. O desaire de todo inesperadado, até porque, com o resultado em 2-1, os magpies ficaram reduzidos a dez e ainda foram capazes de marcar mais três golos.
Na luta pela Liga Europa, o Southampton também garantiu o seu lugar nas provas da UEFA. Goleou por 4-1 o Crystal Palace e subiram à condição ao quinto lugar, em igualdade com o United. Quem para já ficou fora da Europa foi o West Ham, derrotado (2-1) em Stoke. No entanto, caso o Manchester United venha a vencer a Taça de Inglaterra frente ao Crystal Palace, os hammers ocuparão a última vaga europeia.