Cinco mil adeptos no estádio: a experiência no jogo entre Países Baixos e Letónia
A Federação Holandesa de Futebol realizou neste sábado um teste no jogo entre Holanda-Letónia para tentar viabilizar o retorno do público nas bancadas.
Corpo do artigo
Cinco mil adeptos tiveram o privilégio de voltar a um estádio este sábado. O público esteve presente no jogo entre Países Baixos e a Letónia (vitória holandesa por 2-0), de qualificação para o Mundial de 2022, em Amesterdão. A tentar buscar um meio seguro para voltar a levar adeptos aos jogos, a Federação Holandesa de Futebol realizou experiências durante o jogo na Johan Cruijff Arena.
Os adeptos autorizados a ir ao encontro submeteram-se a um teste rápido de covid-19, às 8h00, e registaram-no numa aplicação em smartphone. Esse mesmo público continuará a ser monitorizado nos próximos dias.
Essas pessoas foram divididas em diferentes zonas da mesma bancada, sendo alguns com e outros sem o uso de máscara. O teste irá observar nos distintos grupos a dispersão de aerossóis no ar, a principal via de contágio do vírus.
Há cerca de 15 dias, teste parecido foi realizado em dois jogos da segunda divisão holandesa, com 1.500 adeptos. A UEFA deseja ter público nos jogos da fase final do Europeu.
We've missed you, fans!
- OnsOranje (@OnsOranje) March 27, 2021
ℹ️ 5000 fans are able to attend #NEDLET as part of a study carried out by Fieldlab Events. All spectators are tested negative for COVID-19. pic.twitter.com/6eeo5HCIHL