Chovem críticas a Low: "Temos que dar um passo atrás já frente a Portugal"
Os históricos da Alemanha são praticamente unânimes na condenação da opção tática do líder em relação à defesa, apontando ainda como um erro Kimmich jogar à direita e Gnabry na posição nove
Corpo do artigo
A chuva de críticas ao selecionador Joachim Low ainda não parou de cair na Alemanha. A derrota contra a França fez mossa, não só pelo resultado em si (1-0), mas principalmente pela falta de oportunidades de golo criadas. E também porque ficou à vista que os jogadores da Mannschaft se sentem desconfortáveis com o sistema de três centrais que o treinador implementou.
"Nem todos se sentem confortáveis na defesa a três. Uma linha de quatro pode proporcionar-nos mais capacidade de penetração", comentou o antigo internacional de Michael Ballack, a poucos dias do decisivo embate contra Portugal, a ter lugar já amanhã.
"Se temos jogadores que são mais adequados para uma linha de quatro, então temos que dar um passo atrás já frente a Portugal", disse Mehmet Scholl, outro internacional germânico.
Lottar Mathaus, por sua vez, lembrou ao Bild que "o Bayern joga em 4x2x3x1" e, como tal, "não faz sentido" jogar de outra forma. "Contra Portugal apostaria numa defesa a quatro. Com isso ganhava-se um jogador no meio-campo", acrescentou Mathaus.
Mais sucinto foi um adepto, ao lembrar que, "nesta equipa todos jogam nos seus clubes com linhas de quatro defesas". "Joachim, pare com essa merda dos três defesas", disse o adepto a uma estação de TV, num direto em pleno horário nobre.
Mas esta não foi a única crítica apontada. Kimmich na direita e Gnabry na posição nove são opções questionadas. "Falta uma referência na frente. O jogo ofensivo estava descoordenado e o Gnabry desistia frequentemente dos lances", analisou Bastian Schweinsteiger.
Markus Babbel, por sua vez, defendeu: "O Kimmich sente-se melhor no meio-campo." Mas quem resumiu bem os problemas sentidos pelos alemães frente à França foi Fredi Bobic, atual diretor desportivo do Hertha: "Faltou-nos meio-campo e aquilo que os franceses têm: um verdadeiro ponta de lança."
Ginter reconhece a qualidade lusa
Seja no meio ou na direita da defesa, Ginter é já um indiscutível nesta equipa alemã. Amanhã, terá sem dúvida uma tarefa complicada pela frente. "Seria um erro pensar apenas em Cristiano Ronaldo. Portugal tem outros jogadores perigosos no ataque e outros que podem trazer perigo vindos de trás, como o Raphael Guerreiro", analisou o defesa de uma equipa que, para este jogo, não vai poder contar com Hoffman (já se sabia antes), mas também com Klostermann, que se lesionou no treino de quarta-feira e é baixa confirmada.