Chiellini coloca Portugal nos favoritos do Euro'2024, com recado a Espanha
Campeão europeu por Itália recordou a vitória sobre Espanha nas meias-finais do Euro'2020
Corpo do artigo
Giorgio Chiellini, campeão europeu por Itália no Euro’2020, disputado em 2021 devido à pandemia de covid-19, concedeu esta quinta-feira uma entrevista ao “Calciomercado”, colocando Portugal, juntamente com França e Inglaterra, no lote de favoritos à conquista do Euro’2024.
“Sobretudo França e Inglaterra, mas também Portugal, são os meus três favoritos. Os demais estão logo atrás deles, a Alemanha joga em casa e Espanha talvez não esteja na época dourada de há dez ou 15 anos, mas continua a ser forte”, comentou o antigo central da Juventus, de 39 anos, que se retirou dos relvados no ano passado, ao serviço dos Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
Questionado sobre a conquista do último Europeu, Chiellini salientou que esse sucesso começou a ser construído com o desalento provocado pela ausência da seleção italiana no Mundial’2018, deixando ainda uma bicada a Espanha, que venceu nas meias-finais desse torneio (2-1) e voltará a ser uma adversária da “Squadra Azzurra”, agora na fase de grupos.
“Aquele Europeu culminou um período de três anos, que começou com uma grande deceção, a não qualificação para o Mundial de 2018. Tivemos a coragem de acreditar em nós próprios e de integrar novos jogadores. Penso em Federico Chiesa, que começou no banco e depois em mim. Perdi dois jogos por lesão, contra o País de Gales e Áustria. Gostávamos de ter a bola, Verratti, Jorginho, Insigne, Barella... eram todos jogadores técnicos e de qualidade. Também soubemos defender quando era necessário e pudemos ganhar nas meias-finais a um adversário como Espanha, que era melhor com bola do que nós, mas essa foi uma grande exceção”, apontou.
“Os espanhóis tinham 70 por cento da posse de bola e Dani Olmo era quase imparável. Sentimos que não podíamos tocar na bola, talvez Jorginho e Verrati tenham sofrido, mas eu andei como peixe na água. Definitivamente, o futebol trata-se de marcar golos. Não se pode ganhar com posse de bola”, completou, visando o estilo de jogo de “La Roja”.
No Euro’2024, a campeã em título Itália está inserida no Grupo B, juntamente com a Espanha, Croácia e Albânia, que será o seu primeiro adversário, num jogo marcado para sábado (20h00).