As águias vão contar com o traquejo do campeão mundial para liderar o setor defensivo, numa eliminatória que se prevê desafiante, frente ao gigante catalão. Defesa tem lugar marcado
Corpo do artigo
Otamendi vai entrar, amanhã, para o restrito grupo de centenários da maior prova de clubes na Europa, caso mantenha, como é previsível, a titularidade no eixo defensivo das águias. O central estreou-se na Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto, num encontro frente ao Shakhtar, decorria a temporada 2012/13, depois de já ter vencido a Liga Europa pelos dragões, em 2010/11. Entre 2012 e 2025, alinhou por 99 vezes ao mais alto nível europeu, sendo que, 13 anos depois, está pertíssimo de atingir a marca centenária na primeira mão dos oitavos de final com o Barcelona.
O campeão mundial é um dos homens da confiança de Bruno Lage, principalmente quando se trata do maior palco europeu. A prova está no estatuto de totalista do defesa-central na prova - Otamendi cumpriu os 90 minutos dos 10 jogos que as águias disputaram na prova, num total de 900 minutos, valor apenas igualado, no Benfica, por Trubin, e, entre os jogadores das restantes equipas, por Vanaken (Club Brugge), Hancko (Feyenoord), Kimmich (Bayern), Schlotterbeck (Dortmund), McGregor (Celtic), Marquinhos (PSG), Mechele, Ordoñez e Mignolet (todos do Club Brugge) e Schmeichel (Celtic). O capitão é, ainda, o segundo jogador mais utilizado do plantel, entre todas as competições, somando 3155 minutos de competição, distribuídos por 36 encontros.
Otamendi destaca-se, ainda, no capítulo das recuperações de bola, sendo, na atual edição, o quarto melhor jogador da competição nesta vertente do jogo (71 recuperações), apenas atrás de Hien (73), da Atalanta, que já foi eliminada da prova, e dos centrais do Paris Saint-Germain William Pacho e Marquinhos, ambos com 76 recuperações de bola.
O central assumiu-se como um dos grandes esteios da equipa, sendo que o Benfica foi a equipa pela qual disputou mais jogos ao longo da sua carreira (214), e também o conjunto pelo qual o defensor alinhou em mais jogos na Liga dos Campeões, neste caso, 42 encontros.
Otamendi, de resto, está pré-convocado para a próxima janela de jogos internacionais, de apuramento para o Mundial’2026.