Celta de Vigo ganha e lidera Liga espanhola: VAR semiautomático intervém com polémica
Primeira jornada de LaLiga, até aqui, rendeu três empates em quatro partidas disputadas
Corpo do artigo
O Celta de Vigo é, para já, o líder da Liga espanhola de futebol, após hoje vencer em casa o Alavés por 2-1, numa primeira jornada que, até aqui, rendeu três empates em quatro partidas disputadas.
Os galegos beneficiaram de boas exibições do sueco Swedberg, que saiu do banco depois do intervalo e marcou aos 66 minutos e assistiu o outro destaque do encontro, Aspas, que decidiu a contenda aos 84, depois de Kike Garcia ter marcado primeiro para os forasteiros, aos 17.
A partida ficou marcada por polémica intervenção do novo VAR semiautomático (ver imagens em baixo), que anulou um golo a Iago Aspas recriando o lance com imagens em 3D e descobrindo um fora de jogo milimétrico de Douvikas, que assistiu o espanhol.
O resultado deixa o Celta no primeiro lugar, uma vez que os empates se têm sucedido no arranque de La Liga, tendo hoje o Sevilha visitado o Las Palmas com uma igualdade a duas bolas no marcador.
Um autogolo de Alex Suárez, aos 25 minutos, adiantou os sevilhanos, frustrados também por um tento na própria baliza, desta feita de Nianzou, aos 42, com Juanlu, campeão olímpico por Espanha em Paris2024, a voltar ao clube com um golo, aos 61.
Ainda assim, o Las Palmas respondeu e, aos 71 minutos, Sandro Ramírez marcou três minutos depois de entrar em campo, impondo o 2-2 final, mais um empate depois do Betis-Girona (1-1) e Athletic Bilbau-Getafe (1-1), na quinta-feira.
No sábado, o FC Barcelona visita o Valência, enquanto o Osasuna recebe o Leganés, com o campeão Real Madrid a entrar em campo no domingo, no campo do Maiorca.