Ceferin visa Superliga e elogia nova Champions: "Suscitou mais interesse"
Presidente da UEFA considera que a Liga dos Campeões gerou mais interesse do público com o seu novo formato e enviou uma "bicada" aos defensores da Superliga Europeia, ainda que sem nomear o projeto diretamente
Corpo do artigo
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, elogiou esta quinta-feira o novo formato das provas europeias de clubes, introduzido esta temporada, garantindo tratar-se, especialmente no caso da Liga dos Campeões, de uma melhoria em relação à anterior versão da prova milionária.
À margem de um congresso da UEFA em Belgrado, na Sérvia, o dirigente esloveno visou quem reagiu a esta reformulação da Champions com críticas e aproveitou para também enviar uma “bicada” aos defensores do projeto da Superliga Europeia, ainda que sem a nomear diretamente.
“O nosso novo formato suscitou mais interesse. Alguns diziam que perderia atratividade, mas pelo contrário. Não sei alguns acreditam em ficção ou em dados, em contos de fadas, mas dizem na mesma que o futebol está em crise”, começou por dizer.
“Há quem queira dividir e destroçar, nós queremos unir e construir. Alguns dizem que só devem jogar os melhores contra os melhores e nós vimos vencedores que provaram o contrário: a Atalanta e o Olympiacos foram campeões [da Liga Europa e Liga Conferência, respetivamente] e San Marino ganhou [dois] jogos”, enalteceu.
Ceferin negou ainda que a UEFA esteja a atravessar uma crise de audiências televisivas, apoiando-se em dados.
“Não, vimos audiências sem precedentes. O Europeu teve cinco mil milhões de espetadores. Houve 230 milhões de adeptos nos estádios em torneios nossos. Como podem dizer que o futebol está doente ou em crise? São os cínicos e oportunistas aqueles que estão em crise”, atirou.