Dianteiro francês fora condenado pelo Tribunal de Versalhes por ter chantageado, juntamente com quatro pessoas, um ex-companheiro de seleção, com um vídeo de cariz sexual
Corpo do artigo
Considerado culpado em caso de chantagem a Mathieu Valbuena, antigo colega de seleção, Karim Benzema renunciou, segundo os órgãos "Actu 98" e "L' Équipe", à apelação da pena suspensa, atribuída pelo Tribunal de Versalhes, em 24 de novembro de 2021, de um ano de prisão, pondo fim, seis anos depois, ao processo judicial.
Hugues Vigier, advogado do avançado do Real Madrid, assumiu que o seu cliente entendeu ser ineficaz o recurso à decisão da entidade judicial gaulesa. "O meu cliente considerou que esta nova audiência não iria mudar nada e que ele não seria julgado como deveria", sublinhou o causídico, citado pelo jornal desportivo "L' Équipe".
Há cerca de oito meses, Benzema, avançado do Real Madrid, fora condenado por "cumplicidade e tentativa de chantagem" a Valbuena, com quem partilhou balneário na seleção principal de França durante alguns anos, com um vídeo de cariz sexual.
Benzema foi uma das cinco pessoas julgadas. Em 2015, o avançado do Real Madrid fez parte da estratégia de extorsão ao antigo colega de seleção, entendendo o Tribunal de Versalhes que o futebolista francês realizou uma "intervenção deliberada".
Nesse ano, Valbuena pediu a Axel Angot para transferir conteúdo do seu telemóvel para um outro, tendo o sujeito encontrado imagens de cariz sexual do ex-futebolista do Marselha. Na posse desse material, decidiu, em parceria com Mustapha Zouaoui, ameaçar Valbuena de que tornaria público aquele conteúdo intímo e privado.
Esta dupla contactou, depois, Karim Zenati, amigo de infância de Benzema, para que ele pedisse ao jogador do Real Madrid para convencer o ex-companheiro Valbuena a falar com os dois chantagistas, o que ocorreu na prática, em junho de 2015.
O Tribunal de Versalhes julgou que o ato de Benzema constituiu uma intervenção "deliberada" para fazer o então jogador do Lyon pagar para evitar que o vídeo fosse veiculado na Internet, pelo que o jogador do Real Madrid foi efetivamente culpado.
Devido a este caso, Benzema, que também teve de pagar uma multa de cerca de 80 mil euros, foi afastado da seleção principal, em 2016, e o regresso ocorreu em 2020, quando Didier Deschamps o decidiu convocar para o último Campeonato da Europa.
14916182