Fernando Santos, selecionador nacional, comentou o possível castigo de Bernardo Silva, que pode ser suspenso pela federação inglesa
Corpo do artigo
Fernando Santos, selecionador nacional, divulgou esta quinta-feira a convocatória para os jogos de qualificação para o Europeu de 2020, frente ao Luxemburgo e Ucrânia.
À margem do duplo compromisso, o técnico respondeu à pergunta sobre o caso Bernardo Silva, jogador do Manchester City. "Teria de fazer uma análise profunda e discorrer socialmente sobre o que penso seria uma conversa muito longa. Por isso, apenas duas palavras: um absurdo completo. O Bernardo é dos jogadores que conheço com maior caráter humano e social. Ele não merece isto", afirmou o treinador.
Recorde-se que a Football Association (federação inglesa) pode castigar Bernardo Silva, que nas redes sociais comparou Mendy ao boneco da marca de chocolates Conguito. Apesar de ter sido uma brincadeira com o colega de equipa, de quem é amigo, foi muito criticado e pode ser suspenso.
Para a federação inglesa a publicação do internacional português quebrou as regras E3 (1) - "insulto ou impropério que traga descrédito ao jogo" e a regra E3 (2) - "incluí referência, de forma expressa ou implícita, à raça, cor, ou etnia" e agora, de acordo com a Sky Sports, Pep Guardiola poderá também ser castigado.
O jogador tem agora até ao dia 9 de outubro para responder à acusação.
De acordo com a Sky Sports, se a situação tivesse acontecido em campo (insulto durante o jogo) o castigo poderia ir até seis jogos de suspensão, mas a publicação aconteceu fora de campo, pelo que a recomendação de castigo terá de ser decidida por um painel independente.