Um jogador que faça uma falta considerada antidesportiva ou falte ao respeito ao árbitro poderá ver o cartão azul, deixando o terreno de jogo durante dez minutos
Corpo do artigo
O International Football Association Board (IFAB) vai introduzir no futebol o cartão azul, à semelhança do que acontece, por exemplo, no hóquei em patins. A notícia está a ser avançado pelo jornal inglês The Telegraph, que refere a decisão será anunciada já na sexta-feira.
O cartão azul destina-se a um jogador que faça uma falta considerada antidesportiva ou que falte ao respeito ao árbitro. Sendo admoestado, o futebolista teria de ficar de fora do jogo durante dez minutos.
A mesma publicação adianta que se um atleta vir dois cartões azuis na mesma partida, ou então um azul e um amarelo, recebe um cartão vermelho, sendo expulso do encontro.
A medida começará a ser testada nos escalões seniores já no verão, visto que já começou a ser testada nos escalões de formação em Inglaterra. A Taça de Inglaterra poderá ser a primeira prova a receber o cartão azul.
No Mundial de 1970, recorde-se, foram introduzidos os cartões amarelo e vermelho.