Cancelo: "Foi injusto em 2020. Fiz grande época e deveria ter estado presente"
Declarações de João Cancelo, lateral da Seleção Nacional, este domingo, em conferência de imprensa
Corpo do artigo
Ambiente: "O ambiente é fantástico, dos melhores em que já conheci. É um grupo espetacular, onde conseguimos dividir veterania com jovens. Todos se respeitam, tenho aqui amigos que levo para a vida. Se era um caso as diferenças clubísticas na época de Figo e Rui Costa, aqui não é. Vamos jogando às cartas, vendo jogos de outras seleções, pois é importante saber como todos jogam, antecipando que o primeiro jogo é sempre muito difícil. Também vemos séries e vou aproveitando para retomar os treinos de bicicleta, mas devagarinho."
Ter sido baixa em 2020 por culpa da covid-19, isso traduz-se numa grande fome para esta estreia na prova? "Tenho sempre o sonho de jogar por Portugal num Campeonato da Europa. Foi injusto em 2020, pois fiz uma grande temporada e sinto que devia ter estado presente. Mas agora pode ser o momento certo para mim, para me afirmar neste espaço. Gosto de estar aqui e por muitos clubes por onde passe, a Seleção será sempre o ponto alto da carreira. É onde represento a minha família e os meus amigos que jogaram comigo na rua. Portugal é o mais importante, seja num amigável ou num Campeonato da Europa."
Como se olha para Ronaldo na história dos Europeus? "É fantástico, são 21 anos aqui. Não me lembro de qualquer outro jogador com essa longevidade numa seleção, não sei se existirá. É fruto do seu trabalho, do talento e de tudo o que conquistou até hoje. Por isso está à frente da nossa equipa, é o nosso capitão, estamos muito contentes de o ter connosco."
Vendo as prestações de seleções favoritas como Espanha e Alemanha, Portugal tem de marcar já o terreno como favorito? "A Alemanha e Espanha são favoritas a vencer esta competição, como existem mais três ou quatro. Queremos dar uma resposta muito boa, entrar com o pé direito. Temos equipa para o fazer. Sinto grande positividade no grupo, os treinos têm corrido muito bem, estamos no caminho certo, agora só os resultados o dirão. Espero que possamos ganhar o primeiro jogo."