
Salah
AFP
Egito venceu a África do Sul por 1-0
Leia também José Boto: "O mercado mais forte pareceu-me o do FC Porto"
O Egito garantiu esta sexta-feira a qualificação para a segunda fase da Taça das Nações Africanas (CAN'2025), enquanto o anfitrião Marrocos encaminhou o apuramento e Angola viu complicadas as suas aspirações na 35.ª edição da prova.
Na jornada seguinte ao Natal, o Egito venceu a África do Sul por 1-0, somando o segundo triunfo na prova, e garantiu a qualificação para os 16 avos de final, a uma jornada do fim da fase de grupos.
Os "Faraós" jogaram grande parte do encontro reduzidos a 10 jogadores, após a expulsão de Mohamed Hany, por acumulação de cartões amarelos, nos descontos da primeira parte, pouco depois de Mohamed Salah ter inaugurado o marcador, na conversão de uma grande penalidade.
No outro encontro do Grupo B, em Marraquexe, Angola não foi além do empate a uma bola frente ao Zimbabué, um resultado que complica as contas dos "Palancas Negras", após terem alcançado os quartos de final da prova em 2023.
A formação agora liderada por Patrice Beaumelle entrou melhor no jogo e, com naturalidade, chegou ao golo por Gelson Dala, a finalizar uma triangulação pelo corredor esquerdo do ataque.
O antigo jogador de Sporting e Rio Ave, atualmente no Catar, marcou aos 24 minutos, mas a vantagem levou Angola a recuar cedo demais, um convite que os "guerreiros" aproveitaram para chegar ao empate já nos descontos da primeira parte, aos 45+6 minutos.
Bill Antonio ganhou o duelo físico ao seu marcador pelo corredor esquerdo e serviu Knowledge Musona, cuja receção, à entrada da área angolana, funcionou como um verdadeiro código postal, meio caminho andado para o remate cruzado que restabeleceu a igualdade.
No segundo tempo, o resultado não voltou a sofrer alterações graças à intervenção direta de David Carmo, antigo jogador do FC Porto e Sporting de Braga, decisivo a travar dois ataques do Zimbabué no último quarto de hora do encontro.
Na terceira e última jornada do grupo, na segunda-feira, Angola, com apenas um ponto, defronta o Egito, já qualificado com seis, e terá de pontuar para manter viva a possibilidade de seguir em frente, como segundo classificado ou entre os melhores terceiros.
O quinto dia de competição ficou completo com os jogos do Grupo A.
No primeiro, disputado no estádio Mohammed V, em Casablanca, registou-se o primeiro "nulo" da prova, que coincidiu com o primeiro ponto conquistado pelas Ilhas Comores na história da CAN.
Depois do empate (1-1) alcançado nos descontos na jornada inaugural, a Zâmbia voltou a pontuar, colocando-se numa posição favorável para garantir a qualificação para a segunda fase.
Por fim, em Rabat, o anfitrião Marrocos empatou a uma bola com o Mali, no jogo grande da jornada.
Ibrahim Díaz, a atuar no Real Madrid, marcou nos descontos da primeira parte, na conversão de uma grande penalidade, num lance que ele próprio iniciou.
Foi o segundo golo na prova de uma das muitas estrelas dos "Leões do Atlas", igualado pelo maliano Lassine Sinayoko, aos 64 minutos, também na conversão de um castigo máximo.
O seu compatriota Amadou Danté, defesa-esquerdo do Arouca, não saiu do banco das "águias", num grupo cuja qualificação está bem encaminhada para Marrocos, embora todas as seleções ainda possam seguir em prova.

