Seleção do central do FC Porto garantiu um lugar entre os quatro melhores classificados da Taça de África das Nações.
Corpo do artigo
Senegal e Costa do Marfim, nos grupos C e D, e RD Congo e Guiné-Conacry, como dois dos melhores terceiros classificados, asseguraram esta segunda-feira o apuramento para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN).
Cientes de que a vitória era suficiente para seguirem em frente, senegaleses e marfinenses cumpriram com os respetivos objetivos, tendo ambos vencido claramente os seus oponentes, com o Senegal a bater 3-0 o Quénia e a Costa do Marfim a aplicar 4-1 à Namíbia, assegurando assim o segundo posto nos respetivos grupos.
Já apurada, a Argélia assegurou o triunfo no grupo C, ao bater por 3-0 a Tanzânia. Num dia em que o defesa-central Halliche, do Moreirense, integrou o onze titular e Brahimi, que terminou contrato com o FC Porto, não saiu do banco, foi um ex-Sporting, Slimani, a brilhar, ao marcar o primeiro golo, aos 34 minutos, e ao assistir Ounas nos outros dois (39 e 45+1).
Com o apuramento quase garantido, Marrocos não se deixou surpreender e assegurou o triunfo no grupo D, ao derrotar, já com um golo em cima dos 90 minutos por Boussoufa, a África do Sul (1-0).
Após os jogos desta segunda-feira, a RD Congo, do portista Chancel Mbemba, terceira no grupo A com três pontos, e a Guiné-Conacry, terceira do grupo B com quatro, asseguraram desde logo a presença nos oitavos de final como dois dos quatro melhores terceiros classificados, ficando em aberto duas vagas.
Na terça-feira, jogam-se as decisões dos últimos dois grupos, com o apuramento em aberto na "poule" E, do Mali, Angola, Tunísia e Mauritânia, e F, de Camarões, Gana, Benim e Guiné-Bissau.