CAN'2019: Cabo Verde compromete, Moçambique sorri, Guiné e Angola na luta
As contas da CAN'2019 após mais uma jornada de qualificação.
Corpo do artigo
Cabo Verde perde com Uganda e compromete apuramento
A seleção de Cabo Verde, treinado pelo português Rui Águas, entrou para a quinta e penúltima jornada do apuramento na terceira posição do grupo L, com quatro pontos, e só a vitória lhe interessava para continuar ainda firme na luta pelo apuramento.
Depois de um 0-0 na primeira parte e com poucas oportunidades de golo para cada lado, o Uganda marcou o único da partida aos 78 minutos, por Patrick Henry.
Com este resultado, os ugandeses fizeram a festa do apuramento para a CAN'2019, e garantiram desde já o primeiro lugar do grupo, agora com 13 pontos, enquanto Cabo Verde praticamente disse adeus e vai precisar de um milagre para se qualificar.
Moçambique de Abel Xavier vence Zâmbia e mantém-se na corrida
A seleção moçambicana venceu, este domingo, a Zâmbia por 1-0, em jogo da quarta jornada do grupo K de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2019, mantendo-se na corrida ao apuramento.
Com a vitória, Moçambique fica a depender de si próprio para se apurar, discutindo em casa da Guiné-Bissau, na última jornada, uma das vagas disponíveis.
A Guiné-Bissau lidera com oito pontos, os mesmos da Namíbia, segunda, enquanto Moçambique é terceiro com sete e a Zâmbia, já afastada, é quarta com quatro.
Mateus e Gelson Dala brilharam na vitória de Angola sobre o Burkina Faso
Em jogo referente à quinta e penúltima jornada do grupo I de qualificação para a CAN19, duas assistências do dianteiro Gelson Dala, do Rio Ave, permitiram a Mateus marcar, aos 45 minutos e aos 57, tendo a seleção treinada pelo português Paulo Duarte reduzido aos 69, por Youssouf Dayu.
Após a penúltima jornada do grupo I, Angola ultrapassou o adversário deste domingo, passando a somar nove pontos, contra sete do Burkina Faso, e alcançou a líder Mauritânia, que recebe o Botsuana, último classificado, com apenas um ponto.
Se a Mauritânia vencer, apura-se para a fase final, que se disputa de 15 de junho a 13 de julho de 2019, nos Camarões, enquanto Angola terá de vencer em casa do Botsuana para assegurar o segundo posto.
Guiné-Bissau empata na Namíbia e apuramento fica em aberto
O nulo com que terminou o jogo no Estádio Sam Nujoma, em Windhoek, mantém Guiné-Bissau e Namíbia nos dois primeiros lugares do grupo K, agora com oito pontos, mas Moçambique e Zâmbia, ambos com quatro pontos, defrontam-se no domingo.
No domingo, mesmo um empate entre moçambicanos e zambianos deixa tudo por decidir, visto que na sexta e última jornada a Guiné-Bissau recebe Moçambique, e a Zâmbia defronta em casa a Namíbia.
Só uma derrota no encontro de domingo é que afasta desde logo a seleção perdedora, que ficaria impossibilitada de chegar, a uma jornada do final, aos oito pontos somados por Guiné-Bissau e Namíbia.