Buffon e o estilo de jogo da Itália: "Estamos há 20 anos envergonhados..."
Seleção principal renegou ao estilo defensivo e tem sofrido com maus resultados
Corpo do artigo
A Itália foi quatro vezes campeã do mundo, mas nos últimos tempos acumula fracassos e Gianluigi Buffon, antiga lenda da baliza dos azzurri, tem a explicação.
"Há vinte anos que temos vergonha daquilo que somos. Há vinte anos que sinto que temos de jogar como a Espanha. Abdicámos da nossa história. E o talento desaparece por causa disso. Pessoas como Ferrara ou Cannavaro, hoje em dia, teríamos vergonha de as pôr em campo. Chiellini não jogaria hoje em dia porque não tem um passe em profundidade", começou por dizer, em declarações à Sky Sports, lamentando que a Itália tenha renegado ao seu estilo clássico defensivo.
"Vemos o Barcelona e pagamos o bilhete de entrada, mas pensar que podemos jogar com uma defesa alta no meio-campo durante noventa minutos. Os jogos históricos da Itália baseiam-se em defender até à morte. Quero ir para o campo e tentar ganhar, e não há vergonha nenhuma em fazê-lo com as nossas próprias capacidades. Mundial'2026? Há uma grande expetativa, um pouco de curiosidade e a certeza de que este é o nosso único objetivo. Queremos qualificar-nos de forma convincente", concluiu.