Bruno Lage: "Venci o campeonato de escolas e o José Mourinho estava a vencer Liga dos Campeões"
Declarações de Bruno Lage após o Benfica-Fenerbahçe (1-0) da segunda mão do play-off da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
A melhor exibição da época com lado racional superior ao emocional? "A questão do lado emocional e racional, foi mais para os jogadores perceberem que são eles que mandam no jogo, que em momentos os adeptos pela força da emoção pressionam para pressionar onde não devem ou subir quando não devemos. Crédito para os jogadores, a começar pelo António Silva que fez mais uma grande exibição na Liga dos Campeões. Porque levaram à risca o plano de jogo os 90'. E para os adeptos que merecem viver as noites europeias. Tínhamos um objetivo muito claro este mês de agosto, que era vencer a Supertaça, entrar na Liga dos Campeões e agora vencer o Alverca."
Recompensado por jogar com Pavlidis, sem Ivanovic? Sente-se como vencedor da noite? "O vencedor da noite foi o Benfica. Podemos jogar com dois avançados e três médios. Jogámos com os que tínhamos de jogar. De uma vez por todas as pessoas percebam o papel do Barreiro, não é trinco, é o que fez hoje, dois três minutos está na área e pode fazer um golo. Foi o jogador que juntou e ligou a equipa, estou muito grato pelo que tem oferecido à equipa a titular ou a sair do banco."
Quase sem pré-época, como se gere a equipa para estar bem ao longo da pré-temporada? "Isso já não existe. As pré-épocas existem para... A ciência e metodologia evoluiu tanto, um dos principais responsáveis é José Mourinho. Desde 2000 aprendemos que temos de preparar a equipa para iniciar o campeonato. Depois a forma tem a ver com tático e psicológico, não tanto com físico."
Espera reforços? António Silva no seu melhor momento e candidatura à seleção: "Está no momento dele e sabe o que penso dele. Quero sempre que seja o António Silva com estas boas exibições e sólidas, constantes. Tem de se preocupar com o clube. Sobre o mercado, tenho de preparar a equipa e há pessoas muito competentes encarregues disso."
Akturkoglu frustrado noutro jogo. E hoje? E José Mourinho tem uma rua com o seu nome. Agora também merece o nome de uma rua? "Não mereço nada. Tenho de dar o mérito e o crédito de reparar até que o Akturkoglu não festejou. Não está contente porque está no controlo antidoping em vez de estar no balneário da equipa. Em 2004 venci o campeonato de escolas e o José Mourinho estava a vencer Liga dos Campeões e Liga Europa. Estou feliz por estar neste patamar e poder jogar com ele. Antes Portugal era conhecido por Eusébio e Amália, hoje o nosso futebol é conhecido por três grandes nomes: por Eusébio, Cristiano Ronaldo e José Mourinho."