Brasileiros reavivam rivalidade antiga entre futebol europeu e sul-americano
Em seis jogos disputados até este sábado, contam-se duas vitórias para os sul-americanos, três empates e um triunfo europeu
Corpo do artigo
Um dos focos de interesse desta edição do renovado Mundial de Clubes prende-se com o reacender de uma rivalidade antiga entre o futebol europeu e o sul-americano. Até esta altura, nos seis confrontos diretos entre equipas da UEFA e representantes da CONMEBOL, a vantagem está do lado dos sul-americanos, mercê dos triunfos de Botafogo (orientado por Renato Paiva) e Flamengo sobre PSG e Chelsea, registando-se três empates (com FC Porto e Benfica como intervenientes) e uma vitória europeia (Bayern contra Boca Juniors).
Essa disputa entre os dois continentes remonta aos tempos da Taça Intercontinental, troféu que se realizou entre 1960 e 2004 e que coroou os representantes da CONMEBOL por 22 ocasiões, com o campeão europeu a vencer por… 21. Um cenário que mudou drasticamente com a criação do Mundial de Clubes, que teve a primeira edição de forma experimental em 2000 e se estabeleceu em definitivo a partir de 2005: daí para cá, o representante da UEFA ganhou 16 ocasiões, com o campeão sul-americano a celebrar apenas quatro títulos.
Os seis jogos disputados até agora entre equipas da UEFA e da CONMEBOL:
Palmeiras-FC Porto, 0-0
Boca Juniors-Benfica, 2-2
Fluminense-Borussia Dortmund, 0-0
PSG-Botafogo, 0-1
Flamengo-Chelsea, 3-1
Bayern Munique-Boca Juniors, 2-1