Brasil anuncia renovação milionária com a Nike: "O maior contrato da história"
Marca norte-americana patrocina o Brasil desde 1996 e vai cumprir quatro décadas com renovação do vínculo até 2038. Os valores são parecidos aos que a Nike pagará à Alemanha a partir de 2027
Corpo do artigo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou esta sexta-feira a renovação de contrato de patrocínio com a Nike, até 2038, no que garante ser o maior contrato da história e que segundo revela o Globoesporte, será de 100 milhões de dólares (94,6 milhões de euros) fixos por ano mais outras variáveis, valores próximos do montante que a Nike vai pagar à Alemanha a partir de 2027. O atual contrato terminava em 2026 e a Adidas também estava a negociar com o Brasil pelo que são, no fundo, duas derrotas da Adidas em pouco tempo com seleções históricas e emblemáticas.
"Pela primeira vez na história, a CBF vai ter direito aos royalties da venda das camisolas da seleção brasileira. Isso vai impactar significativamente o valor do contrato a partir de agora. A CBF também terá direito ao licenciamento dos produtos e vai poder abrir lojas por todo o planeta. Desse modo, a Nike continuará a vestir todas as seleções brasileiras masculinas e femininas, incluindo as equipas de formação, olímpica, de futebol de praia e futsal. A renovação do contrato, o maior da história do futebol mundial, reflete o objetivo de CBF e Nike de ajudar o jogo bonito a prosperar no Brasil e no mundo", lê-se na nota divulgada pela CBF.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, mostrou a sua satisfação: "Esse contrato mostra a força do futebol brasileiro. A CBF está entusiasmada em renovar a sua parceria com a Nike, uma marca que compartilha os nossos valores e paixão pelo futebol. É uma das mais duradouras e bem-sucedidas parcerias no futebol no mundo e, juntos, seguiremos a celebrar o brilho do futebol brasileiro e a honrar o legado do jogo bonito."
Doug Bowles, vice-presidente/diretor-geral da Nike para a América Latina, declarou: "A extensão da nossa parceria com a CBF marca orgulhosamente o início da quarta década de colaboração e reafirma o nosso compromisso de longa data com o futebol brasileiro. Estamos animados para continuar a trabalhar juntos para inspirar a nova geração de jogadores e jogadoras brasileiras, promovendo um desporto mais inclusivo e igualitário para todos os atletas na América Latina e no mundo. E, claro, estamos entusiasmados em continuar a trazer as inovações mais avançadas do futebol da Nike para a CBF para criar o futuro do desporto."