Botafogo anula contrato com o Zenit por ex-Sporting por "questões geopolíticas"
Clubes tinham acordado troca de jogadores em janeiro. John Textor, norte-americano, não pode fazer negócios com russos incluídos na lista de sanções internacionais
Corpo do artigo
O Botafogo e o Zenit tinham acordado uma troca de jogadores em janeiro que envolvia a chegada de Wendel este verão ao emblema brasileiro, mas tal já não vai acontecer.
O acordo assinado em janeiro implicava a contratação de Luiz Henrique pelos russos e a mudança imediata de Artur para os brasileiros, com Wendel a juntar-se a meio do ano. Contudo, o Botafogo rompeu o acordo para integrar Wendel, ex-Sporting, em comum acordo com o Zenit, quando o jogador já estava no Brasil para se apresentar dentro de semanas.
O Botafogo alegou "questões geopolíticas" para romper o acordo, sendo que teria de pagar 20 milhões de euros pela contratação de Wendel. "O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, firmou o término do contrato com o médio Wendel, que estava acertado para se apresentar ao clube na janela de transferências do meio do ano. Proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, por lei dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipa - especialmente considerando que John Textor, acionista maioritário da SAF, é cidadão norte-americano", informou o Botafogo.
"Fui surpreendido com a rescisão do contrato já firmado com o Botafogo nesta quarta-feira. Já estava a estruturar a minha vida no Rio de Janeiro e focado para este segundo semestre. Tenho grandes ambições na carreira e acreditei no projeto do Botafogo. Entretanto, não tenho qualquer participação neste movimento do clube em desfazer o negócio. Deixo isso bem claro para os adeptos alvinegros e fiquei também surpreendido, pois sempre cumpri os meus contratos por onde passei. Agora seguirei a minha carreira em busca de crescimento constante e com o objetivo de disputar grandes campeonatos e um dia vestir a camisa da seleção brasileira, que é meu sonho", disse Wendel, em comunicado.