Jogos das eliminatórias de qualificação para o Mundial'2026 deixam de ser em La Paz, a 3637 metros e passam para o segundo estádio a maior altitude do mundo
Corpo do artigo
Se jogar no Estádio Hernando Siles em La Paz, capital da Bolívia, já era difícil para os adversários daquele país sul-americano, a federação boliviana dificultou ainda mais a tarefa para os rivais nos jogos da eliminatórias de qualificação para o Mundial'2026.
Venezuela, Colômbia e Paraguai já não vão jogar na capital da Bolívia, a 3637 metros de altitude, e sim em El Alto, no Estádio Municipal de Villa Ingenio, campo do Always Ready, a 4090 metros.
Trata-se do segundo estádio a maior altitude do mundo, atrás do peruano Estádio Daniel Alcides Carrión (4378), mas o de maior altitude autorizado pela CONMEBOL (já recebeu jogos da Taça Libertadores).
"O futebol é feito de pormenores. Não quer dizer que com isto vamos ganhar. Estamos a tentar encontrar os melhores pormenores que nos permitam ser mais eficazes. Vamos tentar ser o mais intensos possível, para que eles saibam que estão num novo campo, que tem sido imbatível até agora. Os aspetos psicológicos e emocionais também têm um papel importante, é algo que nos vai ajudar muito", afirmou Oscar Villegas, selecionador da Bolívia.
Refira-se que no aeroporto da localidade disponibilizam tubos de oxigénio para os visitantes que precisarem.
Com apenas três pontos em seis jogos na fase de qualificação para o Mundial'2026, a Bolívia é 9.º na zona sul-americana. Qualificam-se seis de forma direta e o sétimo vai a um play-off.