Bolívia joga acima dos quatro mil metros, goleia e sonha com o Mundial'2026
A Bolívia bateu uma irreconhecível Venezuela por 4-0, na qualificação para o Mundial'2026 e sonha com uma presença no certame internacional
Corpo do artigo
A Bolívia mudou os jogos que faltam em casa da fase de qualificação para o Mundial'2026 da capital La Paz, a 3600 metros acima do nível do mar, para El Alto, acima dos quatro mil metros, e a estratégia já está a dar frutos.
A Venezuela foi o primeiro adversário a jogar em El Alto, no Estádio Municipal de Villa Ingenio, campo do Always Ready, a 4090 metros. O resultado final foi 4-0 para a equipa da casa, perante uma seleção teoricamente superior e melhor classificada.
Com o triunfo desta quinta-feira, a Bolívia soma seis pontos e subiu provisoriamente ao sétimo lugar, que dá acesso ao play-off (até ao sexto classificado qualificam-se diretamente). A Venezuela é provisoriamente quarta, com nove pontos, perdendo a possibilidade de apanhar a Colômbia no terceiro lugar.
Colômbia e Paraguai ainda vão jogar em casa da Bolívia, que começa a sonhar com a qualificação para o Mundial. Se já era difícil jogar em La Paz, em El Alto é ainda mais complicado. No aeroporto mais próximo há botijas de oxigénio para quem passa mal, uma constante para os visitantes, que sentem dores de cabeça fortes, enjoos, falta de ar e se cansam rapidamente.