Equipa turca não sofre golos há sete jogos. O treinador garante que foi fundamental trabalhar a mentalidade de grupo
Corpo do artigo
O Bodrumspor, treinado pelo português José Morais, não sofre golos há sete jogos oficiais, somando nesse espaço de tempo cinco vitórias e dois empates, com seis golos marcados. Só na liga turca foram cinco partidas com a baliza a zeros, num registo ao nível dos melhores desta época nas principais ligas europeias.
Para José Morais, este trabalho no Bodrumspor “tem um significado muito especial”. “Sempre acreditei que um treinador tem de ser mais do que um estratega. Tem de ser um líder capaz de transformar mentalidades e criar uma cultura vencedora. Ver o Bodrumspor a competir desta forma depois de estar praticamente condenado à descida, reforça a minha convicção de que o trabalho bem feito pode superar grandes desafios. É um orgulho ver os jogadores a crescer, a acreditar e a lutar em campo com a confiança de que é possível vencer”, explica o técnico.
O balanço é, como tal, “extremamente positivo”. “O objetivo principal foi criar uma identidade que trouxesse equilíbrio defensivo e eficácia ofensiva. O tempo era curto e tivemos de ser objetivos. Os jogadores responderam bem ao trabalho e conseguimos conquistar vitórias importantes que permitiram mudar completamente o cenário. O primeiro passo foi trabalhar a mentalidade do grupo. Era fundamental que os jogadores acreditassem na sua capacidade individual e no potencial coletivo da equipa. A chave foi criar um modelo de jogo claro, no qual os jogadores confiassem e executassem com disciplina”, detalhou ainda um líder que levou o Bodrumspor, pela primeira vez, aos quartos de final da Taça da Turquia.