Bilbau: cinema dedicado ao futebol e uma festa entre meninos com síndrome de Down
O certame que passou pela cidade do Guggenheim teve a duração de cinco dias.
Corpo do artigo
Terminou em Bilbau, organizado pelo Athletic, mais um festival Thinking Football, a 11ª edição, encerrando com chave de ouro através da exibição do documentário de Louis Myles “Mighty Penguins”, equipa de jovens rapazes portadores de Síndrome de Down, fundada e treinada por um ex-jogador da Premier League, Allan Cockram, que passou pelo Tottenham em 1983. A equipa é apoiada pelo Brentford.
O comovente filme sobre este processo de inclusão e trabalho de paixão de Cockram, que decidiu criar a equipa por uma experiência pessoal enquanto taxista, pois transportava habitualmente dois meninos especiais com essa facilidade de sorrir, e de doce inocência, acabando desafiado a fazer algo diferente pela sua integração na sociedade, ao saber da morte de um deles. Através do futebol, conseguiu unir vários meninos com Síndrome de Down, treiná-los e oferecer-lhes experiências memoráveis em jogos da Premier League.
Esta bela aventura chegou a Bilbau, curiosamente apresentada pelo mesmo realizador de Kaiser - O Grande Jogador que nunca jogou futebol - inspirado num fenómeno brasileiro que forjou uma carreira com mentiras no seu currículo, alcançando contratos inesperados. Os Mighty Penguins não foram só vistos na tela, estiveram mesmo em Bilbau para realizar um jogo com a equipa de semelhante condição do Athletic, num convívio enriquecido por ações, olhares, afetos impagáveis e troca de laços decididamente inspiradores.
Se este foi o ponto alto do certame, que durou cinco dias, também é justo lembrar que passaram pelo festival muitos outros documentários. Um dedicado à grande campanha da Sampdoria para o título do Calcio com Vialli e Mancini no ataque.
O camaronês N'Kono, mítico guarda-redes dos noventas, foi o embaixador de um documentário sobre a brilhante seleção dos Camarões que chocou o mundo ao vencer a campeã mundial Argentina no jogo de abertura da Copa de 1990.
O irlandês Liam Brady foi outro notável em Bilbau, pois a sua carreira no Calcio, ao serviço de Inter, Sampdoria e Juventus, esteve na base do documentário “The Irishman Abroad”. “Deserter” focado na luta pela sobrevivência e fuga da Roménia para a Jugoslávia, sofrendo a feroz perseguição do tirano Ceaucescu, de Miodgrad Belodedici, campeão europeu por Steaua de Bucareste e Estrela Vermelha, trouxe o antigo central romeno à cidade basca.