Clube da Luz detinha ainda metade do passe do jogador e aceitou vender a sua parte
Corpo do artigo
O Besiktas confirmou esta terça-feira, através de um comunicado, que adquiriu metade do passe de Gedson Fernandes ao Benfica por 10 milhões de euros.
"A nossa empresa adquiriu ao Benfica, por 10 milhões de euros, a quota de 50% que estava prevista no contrato do futebolista profissional Gedson Carvalho Fernandes", pode ler-se, recordando o que estava previsto no contrato: "No caso de o jogador vir a ser cedido ou vendido a outro clube no futuro, o rendimento a obter será repartido 50%-50% entre o nosso clube e o Benfica".
Gedson Fernandes está assim a caminho do Spartak Moscovo, apurou O JOGO. O negócio, avaliado em 20 milhões de euros, só foi possível após o Benfica aceitar vender a sua metade do passe por 10 milhões de euros aos turcos antes de estes venderem a totalidade do passe aos russos (já não é permitida a partilha de passes e o Spartak teria de comprar mesmo 100% dos direitos do jogador para haver negócio).
Se o Benfica não aceitasse vender por esse valor 50% do passe que ainda detinha, o negócio caía e Gedson Fernandes permaneceria no Besiktas. Segundo a Imprensa local, o negócio envolve ainda bónus de cinco milhões para o Besiktas.
Contratado aos encarnados por seis milhões de euros em 2022, o médio internacional português de 26 anos apontou 12 golos e duas assistências em 49 jogos pelo Besiktas na época passada. Recorde-se que o clube turco reforçou o seu meio-campo neste mercado com Orkun Kokçu, também oriundo da Luz.