Bernardo Silva: "Quando Cancelo saiu e ficámos sem muitos jogadores para a posição..."
Declarações de Bernardo Silva, jogador do Manchester City, em entrevista à ESPN
Corpo do artigo
Perceber o que Guardiola quer em qualquer posição: "Quando todos têm o mesmo objetivo é fácil perceber o que os outros têm de fazer. Ajuda estar com ele há muito tempo. Sabemos exatamente o que ele quer. Sei o que ele quer noutras posições, o que pede a um central ou a um avançado. Por isso, se um dia tiver de jogar nessa posição, sei o que ele quer. Ajuda jogar em posições diferentes. (...) Não fazemos trabalho tático extra. Com o tempo percebemos o que ele quer e o que espera de nós. Posso jogar de olhos fechados porque estou com ele há seis anos."
Reação quando Guardiola pediu para jogar a lateral esquerdo: "Quando [João] Cancelo saiu e ficámos sem muitos jogadores para essa posição, ele deve ter pensado: 'vou experimentar o Bernardo porque pode resultar'. Chamou-me ao escritório, disse-me o que estava a pensar e perguntou: 'estás preparado?'. Disse 'sim, vou dar o meu melhor'. Foi uma surpresa, não estava à espera. Mas foi um grande desafio porque nunca tinha jogado nessa posição."
Jogar a lateral esquerdo: "Foi difícil, porque não sou um jogador rápido e tenho de proteger as minhas costas enquanto verifico a linha defensiva para não colocar um adversário em jogo. É muito difícil, agora respeito muito mais os defesas. Como extremo, médio ou avançado, vamos para o jogo concentrados, mas sabemos que se falharmos um passe ou perdermos a bola temos oito jogadores atrás de nós. Como defesa, a preparação mental muda totalmente. Em vez de uma preparação mental criativa, é uma preparação mental para não cometer erros, sabendo que um erro pode dar um golo ao adversário. É difícil ser defesa."
16445972
16444971