Na última temporada, o internacional português conquistou a Liga dos Campeões, o campeonato inglês e a Taça de Inglaterra pelo Manchester City.
Corpo do artigo
Bernardo Silva está entre os 12 jogadores finalistas que vão concorrer ao prémio "The Best" da FIFA.
O internacional português, de 29 anos, faz parte da lista divulgada, esta quinta-feira, pelo organismo que tutela o futebol mundial, onde competirá com o norueguês Erling Haaland (Manchester City), o belga Kevin De Bruyne (Manchester City), os argentinos Lionel Messi (Inter Miami) e Julián Álvarez (Manchester City), o nigeriano Victor Osimhen (Nápoles), o georgiano Khvicha Kvaratskhelia (Nápoles), o inglês Declan Rice (Arsenal), o espanhol Rodri Hernández (Manchester City), o alemão İlkay Gündoğan (Barcelona), o croata Marcelo Brozović (Al Nassr) e o francês Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) pelo galardão de melhor futebolista do mundo.
Na época passada, Bernardo conquistou, com a camisola dos "citizens", a Liga dos Campeões, o campeonato inglês e a Taça de Inglaterra. Pela formação orientada por Pep Guardiola, o criativo apontou sete golos e deu seis assistências em 55 encontros, destacando-se, sobretudo, na Champions League, o que lhe valeu a eleição para o onze ideal da prova milionária, tal como aconteceu com o central Rúben Dias. Esta temporada, Bernardo já arrecadou a Supertaça Europeia pelos "blues" de Manchester - apesar de não ter sido utilizado diante do Sevilha, devido a uma lesão -, com quem renovou, recentemente, contrato até junho de 2026.
Já ao serviço da Seleção Nacional, o atleta natural de Lisboa, que foi formado no Benfica, chegou aos quartos de final do Campeonato do Mundo do Catar - Portugal caiu aos pés de Marrocos -, a 22ª edição do certame intercontinental, que foi ganha pela Argentina. No entanto, o desempenho conseguido pelos futebolistas no Mundial não entra para as contas das nomeações, que compreende o período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.
Os adeptos podem começar a votar no seu candidato favorito a partir desta sexta-feira e até 6 de outubro, no site da FIFA.
Recorde-se que Cristiano Ronaldo venceu, por cinco vezes, o prémio de melhor jogador do mundo atribuído pela FIFA - 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017 -, enquanto Luís Figo arrecadou a distinção em 2001.