Bernardo Silva: "As pessoas têm a mania de julgar sempre os campeonatos..."
Declarações de Bernardo Silva na antevisão do Eslováquia-Portugal, partida da qualificação para o Euro'2024
Corpo do artigo
Portugueses na Arábia Saudita: "As pessoas têm esta mania de julgar os campeonatos por acharem que os nossos são sempre melhores mas o que vejo, das pessoas que foram para lá e cada um toma a sua decisão, é que é uma liga que está a crescer com muita ambição. Não está ao nível das europeias mas tem direito de querer crescer. Os jogadores estão felizes com o passo que deram e estão motivados para continuar a um nível alto para poderem ajudar a Seleção. É um campeonato que é uma incógnita, mas vejo os jogadores muito motivados e felizes."
16984315
16984634
Foi pai recentemente: "O momento a nível pessoal é muito feliz. Tem sido intenso porque ter o bebé em Portugal e viajar para Manchester não e fácil, mas é um momento bom para toda a família."
O que pensa da Eslováquia: "Esperamos um jogo bastante difícil contra um rival direto, uma equipa com aspirações de se apurar também. Sabemos que, se ganharmos, estamos muito próximo do nosso objetivo, ainda que faltem bastantes jogos. Garantimos vantagem relativamente confortável para nos qualificar e, se possível, qualificar em primeiro.
Foi nomeado para Bola de Ouro: "É uma boa distinção. Quer dizer que fazemos bem o nosso trabalho mas não é o mais importante. O mais importante, que origina tudo isto, é o facto de ter tido sucesso a nível de Seleção e clube. Ganhei o campeonato, Champions e a FA Cup e tudo o que vem depois dos títulos coletivos é bonito, mas tem menos importância. É mais uma motivação para continuar com a mesma dedicação."
Renovou contrato: "Sinto que é um momento muito bom. Evoluí ao longo dos anos como jogador, principalmente no que toca à experiência necessária para os jogos mais importantes, como os quartos, meias ou finais da Liga dos Campeões. Passar pelas desilusões e aprender com elas é importante. Chego a um nível em que me sinto bem fisicamente e sinto que tenho o nível de experiência para chegar a estas etapas e conseguir corresponder. Quero dar continuidade e manter o nível durante o máximo possível. Chegar lá acima é difícil mas manter o nível é o mais complicado. Tenho de continuar com exigência no máximo para continuar esse caminho."
Como sentiu jogadores que estiveram até ao fecho do mercado com futuro em aberto: "Vi toda a gente muito bem. O ambiente de Seleção é muito familiar. Cada um tem a sua história e eu no passado também passei por momentos em que poderia ter saído. É o futebol e estamos habituados a isso. Às vezes as coisas caem para o lado que queremos e outras não, mas é a vida e seguimos. Cancelo, Félix e Palhinha estão muito focados e com muita ambição para nos ajudar a ganhar os três pontos."
Qual o maior desafio da equipa adversária: "É um rival direto e começou muito bem. Esperamos um jogo difícil em Bratislava, contra uma equipa organizada que tem demonstrado ser forte, intensa e que nos pode causar dano. Temos de estar preparados para reagir da melhor forma. Tem jogadores que jogam nas melhores ligas e dispensam apresentações."
O que sabe sobre a Eslováquia: "Temos estudado a equipa e tentado perceber os pontos fortes e menos fortes. Conheço bem alguns jogadores como Skriniar ou Lobotka, que é um jogador que admiro muito. Jogam em 4-3-3 e estamos a estudar da melhor forma. Pode causar-nos dificuldades e merece todo o respeito porque nos primeiros quatro jogos faz dez pontos, o que não é nada mau."